Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/898
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de Química integrado a temas ambientais: relato de uma sequência didática na reserva florestal do Poço Escuro
metadata.dc.creator: Carvalho, Nilson Alexandre Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Selma Rozane
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Selma Rozane
metadata.dc.contributor.referee2: Ramal, Camila Timpani
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Anderson Marques de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui uma contextualização da Educação Ambiental (EA) buscando contribuições para o Ensino de Química, tendo como objetivo descrever uma experiência da aplicação de uma Sequência Didática (SD), relacionando o Ensino de Química a temas Ambientais, durante uma visita a Reserva Florestal do Poço Escuro com alunos 1º Ano de Ensino Médio do Colégio Estadual José Sá Nunes na cidade de Vitória da Conquista - BA. Foi desenvolvido no contexto de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e ocorreu no segundo semestre de 2019 durante o período das aulas do Componente Curricular de Estágio IV, concomitante com a Residência Pedagógica. A SD buscou trazer um Ensino de Química contextualizado, reflexivo e preocupado com a formação de cidadãos crítico e atuante na sociedade onde estão inseridos. A pesquisa foi estruturada de forma qualitativa sob o método da pesquisa-ação, os dados foram coletados por meio de conhecimentos prévios dos alunos, produção de vídeo, observação sobre impactos ambientais, aula de campo interdisciplinar, questionário, aula prática e discussão dos resultados. Buscou-se analisar as contribuições da SD na promoção da formação cidadã dos alunos, por meio de evidências nas falas e produções dos mesmos. Nesse trabalho relatado procurou-se desenvolver o senso crítico e refletir sobre as mudanças ambientais que vêm ocorrendo como os desastres naturais, desmatamento, uso irracional da água e descarte inadequado de lixo e esgoto. Além disso, esse trabalho permitiu fazer uma reflexão da importância dos professores se comunicarem, de trabalharem juntos, para que os alunos consigam perceber a interdisciplinaridade dentro das escolas
Resumo: The present work describes an application of a Didactic Sequence (DS), relating the Teaching of Chemistry with Environmental Education (EE), during a visit to the Reserva Florestal do Poço Escuro with 1st-year high school students from Colégio Estadual José Sá Nunes in the city of Vitória da Conquista - BA. It was developed in the context of Science, Technology, and Society (STS). It took place in the second half of 2019 during the period of the Curricular Component of Stage IV, concomitant with the Pedagogical Residency. The DS sought to bring contextualized, reflective, and involvement with the formation of critical and active citizens in the society where they are inserted. The research was structured under the action research method. Data were collected through students' prior knowledge, video production, observation of environmental impacts, interdisciplinary field class, questionnaire, practical class, and discussion of results. We sought to analyze the contributions of DS in promoting the citizenship education of students, evidenced by their speeches and intellectual productions. In this report, we sought to develop a critical sense of environmental changes that have been occurring, such as natural disasters, deforestation, irrational use of water, and inadequate garbage and sewage disposal. In addition, this work allowed us to reflect on the importance of teachers communicating and working with students to implement interdisciplinarity within high schools
Palavras-chave: Ensino de Química
Educação Ambiental
Sequência Didática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/898
Data do documento: 27-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nilson_Versao_Final.pdf4.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador