Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Nilson Alexandre Pereira de-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:30:05Z-
dc.date.available2023-08-02-
dc.date.available2025-09-26T13:30:05Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/898-
dc.description.abstractThe present work describes an application of a Didactic Sequence (DS), relating the Teaching of Chemistry with Environmental Education (EE), during a visit to the Reserva Florestal do Poço Escuro with 1st-year high school students from Colégio Estadual José Sá Nunes in the city of Vitória da Conquista - BA. It was developed in the context of Science, Technology, and Society (STS). It took place in the second half of 2019 during the period of the Curricular Component of Stage IV, concomitant with the Pedagogical Residency. The DS sought to bring contextualized, reflective, and involvement with the formation of critical and active citizens in the society where they are inserted. The research was structured under the action research method. Data were collected through students' prior knowledge, video production, observation of environmental impacts, interdisciplinary field class, questionnaire, practical class, and discussion of results. We sought to analyze the contributions of DS in promoting the citizenship education of students, evidenced by their speeches and intellectual productions. In this report, we sought to develop a critical sense of environmental changes that have been occurring, such as natural disasters, deforestation, irrational use of water, and inadequate garbage and sewage disposal. In addition, this work allowed us to reflect on the importance of teachers communicating and working with students to implement interdisciplinarity within high schoolspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleEnsino de Química integrado a temas ambientais: relato de uma sequência didática na reserva florestal do Poço Escuropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967498130278015pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Selma Rozane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5936293773067009pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Selma Rozane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5936293773067009pt_BR
dc.contributor.referee2Ramal, Camila Timpani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392525569959524pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Anderson Marques de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1051932817587751pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho constitui uma contextualização da Educação Ambiental (EA) buscando contribuições para o Ensino de Química, tendo como objetivo descrever uma experiência da aplicação de uma Sequência Didática (SD), relacionando o Ensino de Química a temas Ambientais, durante uma visita a Reserva Florestal do Poço Escuro com alunos 1º Ano de Ensino Médio do Colégio Estadual José Sá Nunes na cidade de Vitória da Conquista - BA. Foi desenvolvido no contexto de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e ocorreu no segundo semestre de 2019 durante o período das aulas do Componente Curricular de Estágio IV, concomitante com a Residência Pedagógica. A SD buscou trazer um Ensino de Química contextualizado, reflexivo e preocupado com a formação de cidadãos crítico e atuante na sociedade onde estão inseridos. A pesquisa foi estruturada de forma qualitativa sob o método da pesquisa-ação, os dados foram coletados por meio de conhecimentos prévios dos alunos, produção de vídeo, observação sobre impactos ambientais, aula de campo interdisciplinar, questionário, aula prática e discussão dos resultados. Buscou-se analisar as contribuições da SD na promoção da formação cidadã dos alunos, por meio de evidências nas falas e produções dos mesmos. Nesse trabalho relatado procurou-se desenvolver o senso crítico e refletir sobre as mudanças ambientais que vêm ocorrendo como os desastres naturais, desmatamento, uso irracional da água e descarte inadequado de lixo e esgoto. Além disso, esse trabalho permitiu fazer uma reflexão da importância dos professores se comunicarem, de trabalharem juntos, para que os alunos consigam perceber a interdisciplinaridade dentro das escolaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nilson_Versao_Final.pdf4.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador