Campus Salvador Artigos de Periódicos - Salvador
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Carlos Roberto Bastos-
dc.creatorSantos, Bruno Cesar Conceição dos-
dc.date.accessioned2025-09-19T00:39:51Z-
dc.date.available2004-11-17-
dc.date.available2025-09-19T00:39:51Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.citationGOMES, C.R.B.; SANTOS, B.C.C. Uso do GeoGebra para aprendizagens de funções trigonométricas. Salvador, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/882-
dc.description.abstractThis work presents a research on the use of digital technology in teaching mathematics. More specifically, it studies the use of the dynamic software GeoGebra as a facilitating resource in learning the sine and cosine functions and some of their variations, where the creation of apple ts and study guides for application in a 2nd grade classroom was proposed hi gh school series. Software that finds the possibility of different representations of the same mathematical object. After tracing a qualitative path, the use of GeoGebra was found to be effective, as it significantly increased student participation, interest and protagonism, favoring the learning of content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofArtigo não publicadopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectFunção trigonométricapt_BR
dc.subjectICDTpt_BR
dc.subjectTrigonometric functionpt_BR
dc.titleUso do GeoGebra para aprendizagens de funções trigonométricaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso de tecnologia digital no ensino de matemática. Mais especificamente, estuda o uso do software de natureza dinâmica GeoGebra como recurso facilitador em aprendizagens das funções seno e cosseno e algumas de suas variações, onde para isso foi proposta a criação de applets e roteiros de estudos para aplicação em uma sala de aula da 2ª série do ensino médio. Um software que reúne a possibilidade de dar diferentes representações do mesmo objeto matemático. Traçado um percurso qualitativo, constatou-se a eficácia do uso do GeoGebra, uma vez que aumentou significativamente a participação, interesse e protagonismo dos estudantes, favorecendo o aprendizado dos conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos - Salvador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_Carlos Roberto.pdf170.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Carlos e Bruno.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO_Bruno Cesar.pdf161.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador