Campus Barreiras Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/876
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Probabilidade e estatística: da sala de aula para a vida
Título(s) alternativo(s): Probability and statistics: from the classroom to life
metadata.dc.creator: Cancado, Rosimeri Mantovani Malavoti
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Igor Cássio Rocha de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Sostenes Souza de
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Jorge Adriano Carneiro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática para o ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino Fundamenta II. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano, em que foi aplicada uma avaliação para identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre os temas abordados, e em seguida foram desenvolvidas atividades práticas e teóricas com exemplos do cotidiano para a compreensão mais dinâmica e contextualizada dos conceitos. Os resultados deixaram claro que a maioria dos alunos não possuíam conhecimento sobre Probabilidade e Estatística, apresentando dificuldades na compreensão e aplicação dos conceitos. Conclui-se que a implementação de estratégias didáticas diferenciadas, pode melhorar significativamente o entendimento dos alunos sobre Probabilidade e Estatística, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e informados.
Resumo: This study aims to develop and evaluate a teaching sequence for Probability and Statistics in Elementary School II. The study was conducted with 7th-grade students. An assessment was administered to determine their prior knowledge of the topics covered. Subsequently, practical and theoretical activities were developed with examples from everyday life to foster a more dynamic and contextualized understanding of the concepts. The results revealed that most students lacked knowledge of Probability and Statistics and struggled to understand and apply them. The conclusion is that implementing differentiated teaching strategies can significantly improve students' understanding of Probability and Statistics, contributing to the development of more critical and informed citizens.
Palavras-chave: Matemática
Probabilidade
Estatística
Barreiras, Bahia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/EAD
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/876
Data do documento: 26-Ago-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rosimeri Mantovani Malavoti Cancado.pdf998.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador