Campus Barreiras Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCancado, Rosimeri Mantovani Malavoti-
dc.date.accessioned2025-09-18T15:23:35Z-
dc.date.available2025-09-16-
dc.date.available2025-09-18T15:23:35Z-
dc.date.issued2025-08-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/876-
dc.description.abstractThis study aims to develop and evaluate a teaching sequence for Probability and Statistics in Elementary School II. The study was conducted with 7th-grade students. An assessment was administered to determine their prior knowledge of the topics covered. Subsequently, practical and theoretical activities were developed with examples from everyday life to foster a more dynamic and contextualized understanding of the concepts. The results revealed that most students lacked knowledge of Probability and Statistics and struggled to understand and apply them. The conclusion is that implementing differentiated teaching strategies can significantly improve students' understanding of Probability and Statistics, contributing to the development of more critical and informed citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectBarreiras, Bahiapt_BR
dc.titleProbabilidade e estatística: da sala de aula para a vidapt_BR
dc.title.alternativeProbability and statistics: from the classroom to lifept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Igor Cássio Rocha de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929324415938692pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Sostenes Souza de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610925142716828pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Jorge Adriano Carneiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5706901251827458pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática para o ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino Fundamenta II. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano, em que foi aplicada uma avaliação para identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre os temas abordados, e em seguida foram desenvolvidas atividades práticas e teóricas com exemplos do cotidiano para a compreensão mais dinâmica e contextualizada dos conceitos. Os resultados deixaram claro que a maioria dos alunos não possuíam conhecimento sobre Probabilidade e Estatística, apresentando dificuldades na compreensão e aplicação dos conceitos. Conclui-se que a implementação de estratégias didáticas diferenciadas, pode melhorar significativamente o entendimento dos alunos sobre Probabilidade e Estatística, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e informados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rosimeri Mantovani Malavoti Cancado.pdf998.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador