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http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/874
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | Educação para com a juventude cigana: práticas educativas para uma pedagogia itinerante intercultural |
metadata.dc.creator: | Pereira, Andreia da Silva Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Mariana Fernandes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Mariana Fernandes dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reis, Leonardo Rangel dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Claudia Nunes |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sória, Ana Paula Castelo Branco |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa apresenta uma abordagem intitulada “Educação para com a juventude cigana: práticas educativas dentro do viés da pedagogia itinerante intercultural” atravessada pela necessidade de políticas educacionais inclusivas que considerem a diversidade intercultural da população cigana, com foco na formação omnilateral desses sujeitos. O objetivo geral pauta-se na construção de uma Pedagogia Itinerante, uma proposta pedagógica contra-hegemônica, a qual considera a diversidade e as questões interculturais da juventude cigana. O estudo é de natureza qualitativa, conduzido por meio da trajetória etnográfica, contando com a colaboração da comunidade cigana de etnia Calon, localizada no distrito de Japomirim, na cidade de Itagibá – Bahia. Buscou-se entender como essa população específica interage e se relaciona por meio de suas vivências, bem como a peculiaridade de seu modo de vida itinerante. A estrutura desse percurso metodológico apoiou-se em documentos legais que garantem direitos educacionais para grupos em situação de itinerância, como a população cigana. As ações pedagógicas propostas foram fundamentadas na perspectiva de um Currículo Integrado, orientado pela omnilateralidade e interculturalidade. Desse modo, serão implementadas em espaços formais e não formais de educação. O estudo resultou na produção de um Webdocumentário que reúne as narrativas da juventude cigana por meio de experiências influenciadas pelo contexto educacional. As vozes da comunidade cigana são as marcas identitárias e de subjetividade que compõem esse estudo. Nessa esteira de pensamento, propõem-se como construções futuras a elaboração de um Caderno Pedagógico e de um Curso de Formação, direcionados a educadores/as, ambos construídos sob a perspectiva da juventude cigana. Assim como o Webdocumentário, esses materiais serão recursos importantes para diversos contextos educativos — formais e não formais — e contribuirão para fortalecer a Pedagogia Itinerante como um instrumento de promoção da equidade e da participação ativa de grupos, historicamente, marginalizados. Portanto, a proposta visa garantir que essa população possa protagonizar suas próprias histórias, como também afirmar suas identidades e lutar por seus direitos educacionais. |
Resumo: | This research presents an approach entitled "Education for and with Roma Youth: Educational Practices through the Lens of Intercultural Itinerant Pedagogy," shaped by the need for inclusive educational policies that take into account the intercultural diversity of the Roma population, with a focus on the omnilateral development of these individuals. The general objective is to construct an Itinerant Pedagogy — a counter-hegemonic pedagogical proposal that considers the diversity and intercultural issues faced by Roma youth. This is a qualitative study, conducted through an ethnographic path, with the collaboration of the Calon Roma community located in the district of Japomirim, in the city of Itagibá, Bahia. The research sought to understand how this specific population interacts and relates through their lived experiences, as well as the particularities of their itinerant way of life. The methodological framework was supported by legal documents that guarantee educational rights for groups in situations of mobility, such as the Roma population. The proposed pedagogical actions were grounded in the perspective of an Integrated Curriculum, guided by omnilaterality and interculturality, and are intended to be implemented in both formal and non -formal educational settings. The study resulted in the production of a Web Documentary that brings together the narratives of Roma youth through experiences shaped by the educational context. The voices of the Roma community represent the identity markers and subjectivities that constitute this research. In this line of thought, a Pedagogical Handbook for a Training Course aimed at educators was also developed, both materials constructed from the perspective of Roma youth. Like the Web Documentary, these resources will serve as important tools in various educational contexts — both formal and non-formal — and will contribute to strengthening Itinerant Pedagogy as an instrument for promoting equity and the active participation of historically marginalized groups. Therefore, the proposal aims to ensure that this population can take the lead in telling their own stories, affirm their identities, and advocate for their educational rights. |
Palavras-chave: | Juventude cigana Interculturalidade Pedagogia itinerante Currículo integrado Gypsy youth Interculturality Integrated curriculum Itinerant pedagogy |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | PEREIRA, A.S.A. Educação para com a juventude cigana: práticas educativas para uma pedagogia itinerante intercultural. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação e Tecnologia, Salvador, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/874 |
Data do documento: | 15-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Salvador |
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