Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/371
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avalie-me: uma ferramenta de apoio à identificação de defasagem de conteúdos.
metadata.dc.creator: Jesus, Adriano Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Francisco José da Silva Borges de
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Francisco José da Silva Borges de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Thalita Chagas Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Hélio Rodrigues de
metadata.dc.description.resumo: A educação é tão ampla que recorre a outros campos da ciência para ser eficiente em seu propósito, é um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma nação, porém, no Brasil, possui muitas dificuldades estruturais, dentre elas a defasagem de conteúdo, em que alunos avançam de séries sem possuir todo conhecimento necessário. Este é um dos principais desafios que os educadores de todo país encontram, identificar as lacunas e superá-las. A pesquisa, de caráter investigativo e experimental, possuiu como objetivo geral desenvolver uma ferramenta para apoiar docentes na identificação de defasagem de conteúdo, através de avaliação diagnostica por meio de uma solução web. E como objetivos específicos: a) identificar os subsídios teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) utilizada na estratégia metodológica de Reis (2019); b) elaborar um software web a partir do protótipo desenvolvido por Reis (2019), que integra a metodologia de identificação de insuficiência de conteúdos; e c) validar o software criado por meio de avaliação realizada por especialista. A partir da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel foi possível apreender acerca do princípio da organização sequencial de conteúdo para identificação dos vínculos naturais de conteúdos existentes em uma determinada disciplina, reconhecer aqueles que são potencialmente relacionáveis, e assim identificar defasagem de conteúdo. Cujo aporte tecnológico foi encontrado na construção de um sistema web, através, dos recursos da linguagem de programação PHP. Em nossa pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa, e de natureza aplicada. Através, de revisão literária acerca da teoria ausuberiana e de tecnologias para construção de software web. O resultado alcançado neste trabalho foi a identificação dos subsídios teóricos das TAS e a conclusão do desenvolvimento da ferramenta “Avalie-me” e sua validação por especialistas da área.
Resumo: Education is so broad that it resorts to other fields of science to be efficient in its purpose, it is one of the main pillars for the development of a nation, however, in Brazil, it has many structural difficulties, among them the content gap, in which Students advance through grades without having all the necessary knowledge. This is one of the main challenges that educators across the country face, identifying gaps and overcoming them. The research, of an investigative and experimental character, had the general objective of developing a tool to support teachers in the identification of content gaps, through diagnostic evaluation through a web solution. And as specific objectives: a) to identify the theoretical subsidies of the Theory of Meaningful Learning (TAS) used in the methodological strategy of Reis (2019); b) develop a web software based on the prototype developed by Reis (2019), which integrates the methodology for identifying insufficient content; and c) validate the software created by means of an evaluation carried out by an expert. Based on David Ausubel's theory of meaningful learning, it was possible to learn about the principle of sequential organization of content to identify the natural links of existing content in a given discipline, recognize those that are potentially relatable, and thus identify content lag. Whose technological contribution was found in the construction of a web system, through the resources of the PHP programming language. In our research we used a qualitative approach, and of an applied nature. Through a literary review about the ausuberian theory and technologies for building web software. The result achieved in this work was the identification of the theoretical subsidies of the TAS and the conclusion of the development of the “Avalie-me” tool and its validation by specialists in the area.
Palavras-chave: Tecnologia educacional - Pesquisa
Software - Desenvolvimento
Software educacional
Defasagem de conteúdos na educação
Aprendizagem significativa
Avaliação da aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
Citação: JESUS, Adriano Barbosa de. Avalie-me: uma ferramenta de apoio à identificação de defasagem de conteúdos. 2022. 120 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, BA, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/371
Data do documento: 16-Ago-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Adriano_LC_2022.pdfTCC_Adriano_LC_20222.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador