Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Adriano Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-21T16:36:55Z-
dc.date.available2023-04-20-
dc.date.available2023-03-21T16:36:55Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.citationJESUS, Adriano Barbosa de. Avalie-me: uma ferramenta de apoio à identificação de defasagem de conteúdos. 2022. 120 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, BA, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/371-
dc.description.abstractEducation is so broad that it resorts to other fields of science to be efficient in its purpose, it is one of the main pillars for the development of a nation, however, in Brazil, it has many structural difficulties, among them the content gap, in which Students advance through grades without having all the necessary knowledge. This is one of the main challenges that educators across the country face, identifying gaps and overcoming them. The research, of an investigative and experimental character, had the general objective of developing a tool to support teachers in the identification of content gaps, through diagnostic evaluation through a web solution. And as specific objectives: a) to identify the theoretical subsidies of the Theory of Meaningful Learning (TAS) used in the methodological strategy of Reis (2019); b) develop a web software based on the prototype developed by Reis (2019), which integrates the methodology for identifying insufficient content; and c) validate the software created by means of an evaluation carried out by an expert. Based on David Ausubel's theory of meaningful learning, it was possible to learn about the principle of sequential organization of content to identify the natural links of existing content in a given discipline, recognize those that are potentially relatable, and thus identify content lag. Whose technological contribution was found in the construction of a web system, through the resources of the PHP programming language. In our research we used a qualitative approach, and of an applied nature. Through a literary review about the ausuberian theory and technologies for building web software. The result achieved in this work was the identification of the theoretical subsidies of the TAS and the conclusion of the development of the “Avalie-me” tool and its validation by specialists in the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacional - Pesquisapt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectDefasagem de conteúdos na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleAvalie-me: uma ferramenta de apoio à identificação de defasagem de conteúdos.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0443928473759670pt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Francisco José da Silva Borges dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9786031456414093pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Francisco José da Silva Borges dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9786031456414093pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Thalita Chagas Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2006579414085234pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Hélio Rodrigues dept_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653652098215581pt_BR
dc.description.resumoA educação é tão ampla que recorre a outros campos da ciência para ser eficiente em seu propósito, é um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma nação, porém, no Brasil, possui muitas dificuldades estruturais, dentre elas a defasagem de conteúdo, em que alunos avançam de séries sem possuir todo conhecimento necessário. Este é um dos principais desafios que os educadores de todo país encontram, identificar as lacunas e superá-las. A pesquisa, de caráter investigativo e experimental, possuiu como objetivo geral desenvolver uma ferramenta para apoiar docentes na identificação de defasagem de conteúdo, através de avaliação diagnostica por meio de uma solução web. E como objetivos específicos: a) identificar os subsídios teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) utilizada na estratégia metodológica de Reis (2019); b) elaborar um software web a partir do protótipo desenvolvido por Reis (2019), que integra a metodologia de identificação de insuficiência de conteúdos; e c) validar o software criado por meio de avaliação realizada por especialista. A partir da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel foi possível apreender acerca do princípio da organização sequencial de conteúdo para identificação dos vínculos naturais de conteúdos existentes em uma determinada disciplina, reconhecer aqueles que são potencialmente relacionáveis, e assim identificar defasagem de conteúdo. Cujo aporte tecnológico foi encontrado na construção de um sistema web, através, dos recursos da linguagem de programação PHP. Em nossa pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa, e de natureza aplicada. Através, de revisão literária acerca da teoria ausuberiana e de tecnologias para construção de software web. O resultado alcançado neste trabalho foi a identificação dos subsídios teóricos das TAS e a conclusão do desenvolvimento da ferramenta “Avalie-me” e sua validação por especialistas da área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Adriano_LC_2022.pdfTCC_Adriano_LC_20222.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador