Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/907
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de RPG (role - playing game) para o ensino de Química
metadata.dc.creator: Portela, Gabriel Prado
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Eder Amaral e
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eder Amaral e
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Anderson Marques de
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Fernando de Azevedo Alves
metadata.dc.description.resumo: O uso de jogos com propositos didáticos tem sido grande aliados dos professores nos últimos anos, visto a grande presença de trabalhos com essa temática em eventos e portaisde banco de dados academicos. O presente trabalho busca apresentar de forma filtrada, como os jogos didáticos em especifico o Role Playing Game (RPG) vem sendo utilizadosno ensino de química. Para isso foi feita uma analise da quantidade de artigos publicadosentre 2011 e 2021. Esse levantamento foi feito utilizandos as plataformas de banco de dados Google Acadêmico e Portal de Periodicos da Capes, a partir dos dados obtidos em ambas as plataformas foi feita uma analise qualitativa e uma comparação com publicações de RPG voltadas para Química e as publicações com foco em outras aréas do conhecimento. Por meio dos dados obtidos construiu-se gráficos, e levando em consideração os gráficos produzidos, buscou se analisar a plataforma com maior numero de publicaçoes, a qual ano do ensino médio os trabalhos eram voltados, além do conteudo abordado, maior periodo com publicações e qual a diferença em números de trabalhos publicados quando se comparado a publicações sobre RPG em outras áreas da educação.
Resumo: The use of games for teaching purposes has been a great ally for teachers in recent years, given the large presence of work on this topic at events and academic database portals. This work seeks to present in a filtered way how educational games, specifically the Role Playing Game (RPG), have been used in chemistry teaching. To this end, an analysis was carried out of the number of articles published between 2011 and 2021. This survey was carried out using the Google Scholar and Portal de Períodicos da Capes database platforms, based on the data obtained on both platforms, a qualitative analysis was carried out and a comparison with RPG publications focused on Chemistry and publications focusing on other areas of knowledge. Through the data obtained, graphs were constructed, and taking into account the graphs produced, we sought to analyze the platform with the largest number of publications, which year of high school the work was aimed at, in addition to the content covered, the longest period with publications and what is the difference in the number of published works when compared to publications on RPG in other areas of education.
Palavras-chave: Role Playing Game
Ensino de Química
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Bacharelado
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/907
Data do documento: 9-Set-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gabriel___Versao_final_assinado_assinado_assinado.pdf841.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador