Campus Barreiras Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/881
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Geometria Plana e Cultura Africana: Uma Proposta de Ensino com Etnomatemática e Justiça Epistêmica
Título(s) alternativo(s): Plane Geometry and African Culture: A Teaching Proposal with Ethnomathematics and Epistemic Justice
metadata.dc.creator: Silva de Souza, Guilherme
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha de Oliveira, Igor Cássio
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que investigou o uso da Etnomatemática africana no ensino de Geometria Plana. Inspirada em metodologias ativas como PBL e PjBL, a intervenção promoveu a construção de ladrilhamentos inspirados em padrões geométricos africanos. O objetivo foi analisar como práticas pedagógicas afrocentradas contribuem para a reconstrução de conceitos geométricos e para a promoção da justiça epistêmica, valorizando saberes historicamente marginalizados. Fundamentado na pedagogia histórico-crítica (Saviani) e em autores como D’Ambrosio, Zaslavsky, Eliane Santos e Huan Santos, o estudo revelou avanços significativos na aprendizagem e no engajamento dos alunos, evidenciando o potencial da matemática como prática cultural, antirracista e emancipadora.
Resumo: This article presents a qualitative study with 8th-grade students from elementary school, which investigated the use of African Ethnomathematics in the teaching of Plane Geometry. Inspired by active methodologies such as PBL (Problem-Based Learning) and PjBL (Project-Based Learning), the intervention promoted the construction of tilings based on African geometric patterns. The goal was to analyze how Afrocentric pedagogical practices contribute to the reconstruction of geometric concepts and the promotion of epistemic justice, valuing historically marginalized knowledge. Grounded in historical-critical pedagogy (Saviani) and authors such as D'Ambrosio, Zaslavsky, Eliane Santos, and Huan Santos, the study revealed significant advances in student learning and engagement, demonstrating the potential of mathematics as a cultural, anti-racist, and emancipatory practice.
Palavras-chave: Etnomatemática africana
Justiça Epistêmica
Geometria Plana
Barreiras, Bahia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/EAD
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/881
Data do documento: 15-Ago-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Guilherme Silva de Souza.pdf786.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador