Campus Barreiras Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva de Souza, Guilherme-
dc.date.accessioned2025-09-18T15:29:08Z-
dc.date.available2025-08-27-
dc.date.available2025-09-18T15:29:08Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/881-
dc.description.abstractThis article presents a qualitative study with 8th-grade students from elementary school, which investigated the use of African Ethnomathematics in the teaching of Plane Geometry. Inspired by active methodologies such as PBL (Problem-Based Learning) and PjBL (Project-Based Learning), the intervention promoted the construction of tilings based on African geometric patterns. The goal was to analyze how Afrocentric pedagogical practices contribute to the reconstruction of geometric concepts and the promotion of epistemic justice, valuing historically marginalized knowledge. Grounded in historical-critical pedagogy (Saviani) and authors such as D'Ambrosio, Zaslavsky, Eliane Santos, and Huan Santos, the study revealed significant advances in student learning and engagement, demonstrating the potential of mathematics as a cultural, anti-racist, and emancipatory practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEtnomatemática africanapt_BR
dc.subjectJustiça Epistêmicapt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectBarreiras, Bahiapt_BR
dc.titleGeometria Plana e Cultura Africana: Uma Proposta de Ensino com Etnomatemática e Justiça Epistêmicapt_BR
dc.title.alternativePlane Geometry and African Culture: A Teaching Proposal with Ethnomathematics and Epistemic Justicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha de Oliveira, Igor Cássio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929324415938692pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma pesquisa qualitativa com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que investigou o uso da Etnomatemática africana no ensino de Geometria Plana. Inspirada em metodologias ativas como PBL e PjBL, a intervenção promoveu a construção de ladrilhamentos inspirados em padrões geométricos africanos. O objetivo foi analisar como práticas pedagógicas afrocentradas contribuem para a reconstrução de conceitos geométricos e para a promoção da justiça epistêmica, valorizando saberes historicamente marginalizados. Fundamentado na pedagogia histórico-crítica (Saviani) e em autores como D’Ambrosio, Zaslavsky, Eliane Santos e Huan Santos, o estudo revelou avanços significativos na aprendizagem e no engajamento dos alunos, evidenciando o potencial da matemática como prática cultural, antirracista e emancipadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Guilherme Silva de Souza.pdf786.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador