Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/875
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Do Papel ao Céu: A Confecção de Pipas como Estratégia para o Ensino de Geometria |
Título(s) alternativo(s): | From Paper to Sky: Kite Making as a Strategy for Teaching Geometry |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Raiane Stéfani de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Igor Cássio Rocha de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Sostenes Souza de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Jorge Adriano Carneiro |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo aborda a confecção de pipas como uma estratégia inovadora para o ensino de geometria, com o objetivo de investigar como essa atividade prática pode facilitar a compreensão dos conceitos geométricos entre os alunos. Para isso, foram realizadas quatro aulas de 50 minutos, onde os estudantes puderam explorar conceitos geométricos como formas e ângulos durante o processo de confecção das pipas. O referencial teórico fundamentase em Yamazato (1999), Voce (1991), Queiroz e Melo (2011) que discutem a história das pipas e sua relevância cultural, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998), que enfatizam a importância do uso de materiais concretos no ensino. Também são abordadas as contribuições de Domingues, Filho e Sturion (2020) e Wilton Nunes (2025), que ressaltam a percepção positiva dos alunos quanto à utilização de materiais manipuláveis para o ensino de ângulos. Os resultados indicam que os estudantes demonstraram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos geométricos abordados, mostrando que a prática pode enriquecer o aprendizado. Conclui-se que a confecção de pipas não apenas torna o aprendizado mais dinâmico, mas também promove o engajamento dos alunos na matemática. |
Resumo: | This article addresses kite making as an innovative strategy for teaching geometry, with the aim of investigating how this practical activity can facilitate the understanding of geometric concepts among students. For this purpose, four 50-minute classes were held, where students were able to explore geometric concepts such as shapes and angles during the kite making process. The theoretical framework is based on Yamazato (1999), Voce (1991), Queiroz and Melo (2011) who discuss the history of kites and their cultural relevance, in addition to the National Curricular Parameters - PCN (1998), which emphasize the importance of using concrete materials in teaching. The contributions of Domingues, Filho and Sturion (2020) and Wilton Nunes (2025) are also addressed, who highlight the positive perception of students regarding the use of manipulative materials for teaching angles. The results indicate that students demonstrated a significant improvement in their understanding of the geometric concepts covered, showing that practice can enrich learning. It is concluded that making kites not only makes learning more dynamic, but also promotes student engagement in mathematics. |
Palavras-chave: | Pipa Material Concreto e Manipulável Ensino de Geometria Barreiras, Bahia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ensino Superior/EAD |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/875 |
Data do documento: | 1-Set-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Raiane Stéfani de Souza Oliveira.pdf | 973.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador