Campus Barreiras Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/875
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do Papel ao Céu: A Confecção de Pipas como Estratégia para o Ensino de Geometria
Título(s) alternativo(s): From Paper to Sky: Kite Making as a Strategy for Teaching Geometry
metadata.dc.creator: Oliveira, Raiane Stéfani de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Igor Cássio Rocha de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Sostenes Souza de
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Jorge Adriano Carneiro
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda a confecção de pipas como uma estratégia inovadora para o ensino de geometria, com o objetivo de investigar como essa atividade prática pode facilitar a compreensão dos conceitos geométricos entre os alunos. Para isso, foram realizadas quatro aulas de 50 minutos, onde os estudantes puderam explorar conceitos geométricos como formas e ângulos durante o processo de confecção das pipas. O referencial teórico fundamentase em Yamazato (1999), Voce (1991), Queiroz e Melo (2011) que discutem a história das pipas e sua relevância cultural, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998), que enfatizam a importância do uso de materiais concretos no ensino. Também são abordadas as contribuições de Domingues, Filho e Sturion (2020) e Wilton Nunes (2025), que ressaltam a percepção positiva dos alunos quanto à utilização de materiais manipuláveis para o ensino de ângulos. Os resultados indicam que os estudantes demonstraram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos geométricos abordados, mostrando que a prática pode enriquecer o aprendizado. Conclui-se que a confecção de pipas não apenas torna o aprendizado mais dinâmico, mas também promove o engajamento dos alunos na matemática.
Resumo: This article addresses kite making as an innovative strategy for teaching geometry, with the aim of investigating how this practical activity can facilitate the understanding of geometric concepts among students. For this purpose, four 50-minute classes were held, where students were able to explore geometric concepts such as shapes and angles during the kite making process. The theoretical framework is based on Yamazato (1999), Voce (1991), Queiroz and Melo (2011) who discuss the history of kites and their cultural relevance, in addition to the National Curricular Parameters - PCN (1998), which emphasize the importance of using concrete materials in teaching. The contributions of Domingues, Filho and Sturion (2020) and Wilton Nunes (2025) are also addressed, who highlight the positive perception of students regarding the use of manipulative materials for teaching angles. The results indicate that students demonstrated a significant improvement in their understanding of the geometric concepts covered, showing that practice can enrich learning. It is concluded that making kites not only makes learning more dynamic, but also promotes student engagement in mathematics.
Palavras-chave: Pipa
Material Concreto e Manipulável
Ensino de Geometria
Barreiras, Bahia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/EAD
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/875
Data do documento: 1-Set-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Raiane Stéfani de Souza Oliveira.pdf973.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador