Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/871
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | A educação profissional e tecnológica sob o olhar da neuroarquitetura |
metadata.dc.creator: | Soares, Madilene Gandarela |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rocha, Georges Souto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rocha, Georges Souto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Danilo Almeida |
metadata.dc.contributor.referee3: | Moraes, Júlia Silva de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Cavalcante, Miquelina Rodrigues Castro |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho aborda a relação entre Educação Profissional e Tecnológica e a arquitetura escolar, fundamentando-se nos princípios da Neuroarquitetura. O principal objetivo da pesquisa é avaliar os critérios de desempenho e compatibilidade da arquitetura escolar, considerando sua adequação às atividades-fim da Educação Profissional e Tecnológica em seus diversos níveis, formas e modalidades de ensino, conforme estabelecido pela Lei no 11.892/2008. Dessa forma, a pesquisa busca analisar a estrutura física dessas instituições, bem como a qualidade de seus ambientes, o conforto e o bem-estar dos usuários, aspectos essenciais para o desenvolvimento das atividades administrativas, acadêmicas, científicas, tecnológicas e culturais. A investigação possui natureza exploratória, descritiva e aplicada, adotando uma abordagem qualitativa. Para alcançar seus objetivos, foram utilizadas as modalidades de pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso, com a aplicação da Avaliação Pós-Ocupação, tendo como objeto de estudo o Campus Lauro de Freitas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Metodologicamente, a pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de Educação Profissional e Neuroarquitetura, abrangendo conhecimentos da Neurociência Cognitiva, Psicologia Ambiental e Arquitetura Escolar. O referencial teórico sobre educação profissional no Brasil fundamenta-se principalmente nos trabalhos de Almeida (2017), Fartes (2009), Manfredi (2016), Ramos (2014) e Santos (2021). Para a compreensão dos princípios da Neuroarquitetura e da relação entre arquitetura escolar e ambiente físico, o estudo se apoia nas pesquisas de Kowaltowski (2001), Hommerding (2019) e Pompermaier (2021). Já no campo da Neurociência Cognitiva, a pesquisa se baseia em autores como Lent (2015), Cosenza (2011), Gonçalves (2020) e Konkiewitz (2013), entre outros. A principal contribuição deste estudo consiste na formulação de propostas para solucionar os problemas identificados no referido campus, fundamentadas nos princípios da Neuroarquitetura. Além disso, apresenta-se um produto educacional na forma de uma cartilha, contendo diretrizes, instruções, procedimentos e sugestões de aplicação ou adequação tecnológica. Esse material visa auxiliar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na construção, reforma, planejamento e organização de seus espaços físicos, com o objetivo de melhorar a qualidade dos ambientes educacionais e contribuir positivamente para o processo de ensino e aprendizagem. |
Resumo: | This study addresses the relationship between Vocational and Technological Education and school architecture, based on the principles of Neuroarchitecture. The main objective of the research is to evaluate the performance and compatibility criteria of school architecture, considering its suitability for the core activities of vocational and technological education at its various levels, forms, and modalities, as established by Law 11.892/2008. Thus, the research seeks to analyze the physical structure of these institutions, as well as the quality of their environments, the comfort and well-being of users, essential aspects for the development of administrative, academic, scientific, technological and cultural activities. This research is exploratory, descriptive, and applied, adopting a qualitative approach. To achieve its objectives, bibliographic research, document analysis, and a case study were used, with the application of PostOccupancy Evaluation. The study focused on the Lauro de Freitas Campus of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Bahia. Methodologically, the research begins with a bibliographic review on the concepts of Professional Education and Neuroarchitecture, covering knowledge of Cognitive Neuroscience, Environmental Psychology and School Architecture.The theoretical framework on professional education in Brazil is based primarily on the works of Almeida (2017), Fartes (2009), Manfredi (2016), Ramos (2014), and Santos (2021). To understand the principles of Neuroarchitecture and the relationship between school architecture and the physical environment, the study relies on the research of Kowaltowski (2001), Hommerding (2019), and Pompermaier (2021). In the field of Cognitive Neuroscience, the research is based on authors such as Lent (2015), Cosenza (2011), Gonçalves (2020), and Konkiewitz (2013), among others. The main contribution of this study consists of the formulation of proposals to solve the problems identified on the referred campus, based on the principles of Neuroarchitecture. In addition, an educational product is presented in the form of a booklet, containing guidelines, instructions, procedures and suggestions for application or technological adaptation.This material aims to assist the Federal Network of Professional and Technological Education in the construction, renovation, planning and organization of its physical spaces, with the aim of improving the quality of educational environments and contributing positively to the teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Educação Profissional e Tecnológica Arquitetura escolar Neurociência cognitiva Ensino Neuroarquitetura Professional and Technological Education School Architecture Teaching Cognitive Neuroscience Neuroarchitecture |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/871 |
Data do documento: | 29-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Salvador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_CARTILHA.pdf | 38.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
DISSERTAÇÃO_MADILENE_GANDARELA.pdf | 4.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador