Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/612
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogo educacional digital sobre anatomia e fisiologia humana na perspectiva dos estudantes de um curso técnico de Enfermagem
metadata.dc.creator: Araújo, Silas Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vidal, Douglas Bitencourt
metadata.dc.contributor.referee1: Vidal, Douglas Bitencourt
metadata.dc.contributor.referee2: Pancieri, Rúbia Mara
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, José Aparecido da Silva
metadata.dc.description.resumo: A fim de trazer novas formas e alternativas de ensino a disciplina, buscou-se desenvolver um projeto de intervenção com o tema: jogo educacional digital sobre anatomia e fisiologia humana na perspectiva dos estudantes de um Curso Técnico de Enfermagem, no eixo temático ambiente e saúde no Curso Técnico em Enfermagem junto aos alunos do I Semestre do curso técnico em enfermagem da Escola Técnica em Enfermagem de Itabuna – ETEI (Polo Floresta Azul). O projeto de intervenção teve por objetivo geral avaliar o uso e implementação do Kahoot como ferramenta de aprendizagem sobre anatomia e fisiologia humana na perspectiva dos estudantes do I semestre do curso técnico de enfermagem da ETEI no semestre letivo 2023.2. O projeto foi desenvolvido em sala de aula, com a carga horária de 4h, dividido em 4 tempos de 50 minutos. Utilização do uso de novas tecnologias aos quais contribuíram para o desenvolvimento e refinamento de novas habilidades e conteúdos. Nesse sentido a avaliação e validação do jogo por alunos de um Curso Técnico em Enfermagem ressaltaram a relevância de se inserir novos recursos educacionais como estratégias inovadoras no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, acredita-se que a concepção do jogo possibilitou a utilização de um objeto de aprendizagem significativo para o processo de ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia humana.
Resumo: In order to bring new forms and alternatives of teaching the discipline, it was sought to Develop an intervention project with the theme: Digital Educational Game about human anatomy and physiology from the perspective of students of a Technical Course of Nursing, in the thematic axis environment and health in the Technical Course in Nursing with the students of the I Semester of the technical course in nursing at the Technical School in Nursing of Itabuna – ETEI (Polo Floresta Azul). The project The general objective of the intervention was to
Palavras-chave: Jogo educacional
Ensino
Educacional profissional
Anatomia humana
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pós Graduação
Citação: Araújo, Silas Santos de. Jogo educacional digital sobre anatomia e fisiologia humana na perspectiva dos estudantes de um curso técnico de Enfermagem. Trabalho de Conclusão de curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Salvador, Instituto Federal da Bahia, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/612
Data do documento: 24-Fev-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final do TFC - Silas Santos de Araujo.pdf432.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador