Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/607
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções sobre a Síndrome de Burnout entre docentes na Bahia.
metadata.dc.creator: Amâncio, Amanda Ílari Saturno
Rolemberg, Francis Rosy dos Santos
Gomes, Keitelle Evanny dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Correia, Maria das Graças Meirelles
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Maria das Graças Meirelles
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Antonio Alves Pereira da
metadata.dc.contributor.referee3: Muniz, Tatiane Pereira
metadata.dc.description.resumo: A síndrome de burnout nos profissionais foi especificada por intermédio da psicologia, a partir dos quais foi possível diagnosticá-la. Essa doença manifesta-se em várias categorias principalmente em mulheres que enfrentam dupla jornada em diversas áreas que lidam, sobretudo, com estresse e muitas horas de atividades no trabalho e em casa. Por conta disso, a síndrome de burnout pode ser confundida com a depressão, crise de ansiedade e, até mesmo, com doenças mentais. A pesquisa Percepções sobre a Síndrome de Burnout entre docentes da Bahia objetiva, prioritariamente, entender se os docentes de diferentes níveis de ensino e em instituições diversas conhecem a enfermidade e como a relaciona com suas práticas laborais cotidianas enquanto agentes causadores desta e de outras doenças. No entanto, as doenças ocupacionais que se configuram em transtornos mentais, de um modo geral, são desconhecidas e pouco faladas por trabalhadores, empregadores e até mesmo por entidades de classe como sindicatos e associações. Por este motivo, estudos e pesquisas sobre fatores e riscos laborais que afetam os docentes são fundamentais para compreendê-los e gerar possíveis mecanismos de prevenção. O trabalho teve como base metodológica o levantamento bibliográfico para obter informações gerais sobre a síndrome de Burnout, bem como a aplicação de um questionário on-line entre docentes da Bahia, visando a entender como a doença pode acometer cotidianamente professores que atuam em diversas frentes educacionais. Após a coleta de dados, foram realizadas análises para permitir compreender que fatores como o ambiente de trabalho, a relação entre os colegas e superiores, interfere, de forma decisiva, na vida do trabalhador, podendo afetar sua saúde mental e física. Por intermédio da análise de dados, foram realizadas as articulações com Normas Técnicas – NRs, que regulamentam atividades laborais no Brasil, atentando para a atuação da área de Segurança do Trabalho, relativa à prevenção de adoecimento psicológico de trabalhadores da educação e de outros setores.
Resumo: Burnout syndrome in professionals was specified through psychology, from which it was possible to diagnose it. This disease manifests itself in several categories, mainly in women who face double shifts in different areas that deal, above all, with stress and long hours of activities at work and at home. Because of this, burnout syndrome can be confused with depression, anxiety attacks and even mental illnesses. The research Perceptions about Burnout Syndrome among teachers in Bahia aims, primarily, to understand whether teachers at different levels of education and in different institutions are aware of the disease and how they relate it to their daily work practices as causative agents of this and other diseases. However, occupational illnesses that constitute mental disorders, in general, are unknown and little talked about by workers, employers and even professional entities such as unions and associations. For this reason, studies and research on occupational factors and risks that affect teachers are essential to understand them and generate possible prevention mechanisms. The methodological basis of the work was a bibliographical survey to obtain general information about Burnout syndrome, as well as the application of an online questionnaire among teachers in Bahia, aiming to understand how the disease can affect teachers who work on different educational fronts on a daily basis. . After data collection, analyzes were carried out to allow us to understand which factors such as the work environment, the relationship between colleagues and superiors, interfere, in a decisive way, in the worker's life, and can affect your mental and physical health. Through data analysis, the articulations with Technical Standards – NRs, which regulate work activities in Brazil, paying attention to the work of the Occupational Safety area, relating to the prevention of psychological illness among workers in education and other sectors.
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Higiene do trabalho
Doenças profissionais
Burnout (Psicologia)
Estresse ocupacional
Professores – Estresse Ocupacional – Bahia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Técnico
Citação: AMÂNCIO, Amanda Ílari Saturno; ROLEMBERG, Francis Rosy dos Santos; GOMES, Keitelle Evanny dos Santos. Percepções sobre a Síndrome de Burnout entre docentes na Bahia. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Técnico em Segurança do Trabalho, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/607
Data do documento: 31-Out-2023
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