Campus Salvador Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: Inclusão e permanência de pessoas com deficiência auditiva e surdas no IFBA campus Vitória da Conquista: indicadores normativos e dispositivos educacionais
metadata.dc.creator: Carvalho, Rosa Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Chiara, Ana Rita Silva Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Chiara, Ana Rita Silva Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Anjos, Isa Regina Santos dos
metadata.dc.contributor.referee3: Lapa, Jancarlos Menezes
metadata.dc.description.resumo: O objetivo principal deste estudo é analisar as diretrizes legais e os dispositivos educacionais, dentro dos quais se configuram as ações, projetos e programas que viabilizam a inclusão e permanência de estudantes com deficiência auditiva e surdos nos cursos tecnológicos do IFBA Campus Vitória da Conquista, particularmente, nos cursos de eletromecânica e eletrônica integrados ao Ensino Médio. A pesquisa será de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e documental, e o corpus da investigação engloba documentos institucionais, nacionais e publicações que tratem da inclusão de pessoas com deficiência auditiva e surdas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Realizaremos esta análise por meio do exame crítico dos indicadores normativos e dispositivos educacionais, a exemplo dos editais e dos planos de desenvolvimento institucional dos últimos cinco anos. Nossa hipótese é de que, mesmo garantindo o direito constitucional de acesso ao ensino profissional e tecnológico, por meio de indicadores legais de reserva de vagas e ações afirmativas voltadas às pessoas com deficiência (PcDs), os dispositivos educacionais e as metodologias de ensino ainda se mostram enquanto um impedimento à permanência de PcDs na referida modalidade, aqui nos referindo às pessoas com deficiência auditiva e surdas. O Produto Educacional proposto para promover a acessibilidade é um Vídeo contendo o Guia do Usuário da Biblioteca traduzido de português para LIBRAS, destinado às pessoas com deficiência auditiva (PcDs) e surdas tanto da comunidade interna quanto externa à instituição. Nas considerações finais são apresentadas, a partir dos resultados da pesquisa, as contribuições deste trabalho para incrementar o debate institucional acerca da promoção da igualdade, do respeito, da justiça social, da equidade de oportunidades e do tratamento humanizado para as pessoas com surdez.
Resumo: The main objective of this study is to analyze the legal guidelines and educational devices, within which the actions, projects and programs that enable the inclusion and retention of hearing impaired and deaf students in technological courses at IFBA Campus Vitória da Conquista, particularly, in electromechanics and electronics courses integrated into high school. The research will be qualitative in nature, bibliographic and documentary, and the corpus of the investigation includes institutional and national documents and publications that deal with the inclusion of people with hearing impairments and deaf people in Professional and Technological Education (EPT). We will carry out this analysis through a critical examination of normative indicators and educational devices, such as the notices and institutional development plans of the last five years. Our hypothesis is that, even guaranteeing the constitutional right of access to professional and technological education, through legal indicators of vacancy reservation and affirmative actions aimed at people with disabilities (PwDs), educational devices and teaching methodologies are still show as an impediment to the permanence of PwDs in that modality, here referring to people with hearing impairments and deaf people. The Educational Product proposed to promote accessibility is a Video containing the Library User Guide translated from Portuguese to LIBRAS, aimed at people with hearing impairments (PwDs) and deaf people both within and outside the institution. In the final considerations, based on the research results, the contributions of this work to increase the institutional debate about the promotion of equality, respect, social justice, equity of opportunities and humanized treatment for people with deafness are presented.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Pessoas com deficiência auditiva
Surdez
Inclusão
Permanência
Professional and Technological Education
People with hearing impairment
Deafness
Inclusion
Permanence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: CARVALHO, Rosa Almeida de. Inclusão e permanência de pessoas com deficiência auditiva e surdas no IFBA campus Vitória da Conquista: indicadores normativos e dispositivos educacionais. Dissertação ( Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica- PROFEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/602
Data do documento: 21-Fev-2024
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