Campus Jequié Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/597
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ferramentas de avaliação no ensino online: os desafios da avaliação formativa em ambientes virtuais de aprendizagem
metadata.dc.creator: Santana, Bruno Ricardo Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Núbia Moura
metadata.dc.description.resumo: Ciente da importância da avaliação para uma compreensão holística do processo de ensino e aprendizagem, e da expansão das aplicações de metodologias de ensino a distância, este trabalho objetiva analisar as formas de avaliação da aprendizagem aplicadas no ensino online, com foco especialmente na avaliação formativa. Sob a ótica de diversos autores, numa pesquisa bibliográfica, buscou-se explorar os tipos de avaliação com foco na avaliação formativa e sua aplicação num espaço de aprendizagem virtual. A avaliação formativa revela sua importância por permitir ao professor e ao aluno uma relação dialógica ao longo do percurso de aprendizado, ação esta que mune o professor de informações para ajuste de práticas e procedimentos no decorrer do curso. Esta avaliação se torna ainda mais necessária e determinante no ensino online, utilizando ambientes virtuais de aprendizagem, e sua aplicação é possível como pode ser observada ao longo deste trabalho.
Resumo: Aware of the importance of assessment for a holistic understanding of the teaching and learning process and the expansion of distance learning methodologies, this work aims to analyze the forms of assessment of learning applied in online teaching, focusing especially on formative assessment. From the perspective of several authors, we sought to explore the types of assessment in a bibliographic search, focusing on formative assessment and its application in a virtual learning space. Formative assessment reveals its importance for allowing the teacher and the student a dialogical relationship throughout the learning path, which provides the teacher with information to adjust practices and procedures during the course. This assessment becomes even more necessary and determinant in online teaching, using virtual learning environments, and its application is possible, as can be seen throughout this work.
Palavras-chave: Ensino online
aprendizagem - ambiente virtual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pós Graduação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/597
Data do documento: 1-Jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO_RICARDO_SANTOS_SANTANA_tcc.pdf533.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador