Campus Jequié Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Bruno Ricardo Santos-
dc.date.accessioned2024-03-26T17:08:00Z-
dc.date.available2024-03-26T17:08:00Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/597-
dc.description.abstractAware of the importance of assessment for a holistic understanding of the teaching and learning process and the expansion of distance learning methodologies, this work aims to analyze the forms of assessment of learning applied in online teaching, focusing especially on formative assessment. From the perspective of several authors, we sought to explore the types of assessment in a bibliographic search, focusing on formative assessment and its application in a virtual learning space. Formative assessment reveals its importance for allowing the teacher and the student a dialogical relationship throughout the learning path, which provides the teacher with information to adjust practices and procedures during the course. This assessment becomes even more necessary and determinant in online teaching, using virtual learning environments, and its application is possible, as can be seen throughout this work.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino onlinept_BR
dc.subjectaprendizagem - ambiente virtualpt_BR
dc.titleFerramentas de avaliação no ensino online: os desafios da avaliação formativa em ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2002446295800260pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Núbia Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0456729000030033pt_BR
dc.description.resumoCiente da importância da avaliação para uma compreensão holística do processo de ensino e aprendizagem, e da expansão das aplicações de metodologias de ensino a distância, este trabalho objetiva analisar as formas de avaliação da aprendizagem aplicadas no ensino online, com foco especialmente na avaliação formativa. Sob a ótica de diversos autores, numa pesquisa bibliográfica, buscou-se explorar os tipos de avaliação com foco na avaliação formativa e sua aplicação num espaço de aprendizagem virtual. A avaliação formativa revela sua importância por permitir ao professor e ao aluno uma relação dialógica ao longo do percurso de aprendizado, ação esta que mune o professor de informações para ajuste de práticas e procedimentos no decorrer do curso. Esta avaliação se torna ainda mais necessária e determinante no ensino online, utilizando ambientes virtuais de aprendizagem, e sua aplicação é possível como pode ser observada ao longo deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós Graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO_RICARDO_SANTOS_SANTANA_tcc.pdf533.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador