Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/588
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de intervenção aplicada ao conteúdo “instalação elétrica residencial/predial em edificações”
metadata.dc.creator: Souza, Samuel Fernando Machado Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramal, Camila Timpani
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maisa Dias Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Lucineide Rodrigues Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Ramal, Camila Timpani
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica, delimitados no campo da Educação Profissional, com base na metodologia da Sala de Aula Invertida, aplicada ao conteúdo “Instalação elétrica residencial/predial em Edificações”, pertencente à disciplina de Projeto de Instalações Elétricas do curso Técnico em Edificações. Nesta metodologia, os discentes acessam os materiais disponíveis num ambiente virtual para estudo antes da aula presencial, destinada a realização de atividades práticas, como solução de problemas, projetos, estudos de caso, discussões em grupos. Com esta proposta, busca-se incentivar a postura ativa do aluno, a autonomia para aprendizagem, uma sala de aula dinâmica e o entrelaçamento da teoria e da prática. Depreende-se que esta proposta de intervenção pode ser aplicada a componentes curriculares correlatos, de instituições públicas ou privadas, e estimular demais docentes de cursos técnicos em Edificações a desenvolverem projetos similares e aprimorar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em tais componentes, qualificando os alunos para os desafios sócioeconômico-ambientais da profissão.
Resumo: This research aims to present a proposal for a pedagogical intervention, delimited in the field of Professional Education, based on the methodology of the Inverted class, applied to the content “Residential/building electrical installation in Buildings”, belonging to the Electrical Installations Design discipline of the course Building Technician. In this methodology, students access materials available in a virtual environment for study before the in-person class, designed to carrying out practical activities, such as problem solving, projects, studies of case, group discussions. With this proposal, we seek to encourage an active posture of the student, autonomy for learning, a dynamic classroom and the intertwining of theory and practice. It is clear that this intervention proposal can be applied to related curricular components, from public institutions or private, and encourage other teachers of technical courses in Buildings to develop similar projects and improve the practical application of knowledge acquired in such components, qualifying students for the socioeconomic-environmental challenges of the profession.
Palavras-chave: Docência
Educação Profissional
Intervenção Pedagógica
Sala de aula
Interativo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pós Graduação
Citação: Souza, Samuel Fernando Machado Alves. Proposta de intervenção aplicada ao conteúdo “instalação elétrica residencial/predial em edificações”. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Programa de Pós graduação Lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) Campus Salvador, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/588
Data do documento: 23-Fev-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFC - Versão Final (Samuel Machado).pdfTCC_Samuel_Machado572.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador