Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/558
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Matemática e ciência forense: uma proposta de ensino de equações diferenciais para obtenção do instante aproximado da morte
metadata.dc.creator: Macêdo, Nicole Santos Barreto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Anete Otília Cardoso de Santana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Jesus, Ives Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Anete Otília Cardoso de Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Ives Lima de
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Daniela Santa Inês
metadata.dc.contributor.referee4: Leite, Isabel Cristina Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo propor uma sequência didática com foco no estudo de Equações Diferenciais, a qual se baseou na Lei de Resfriamento de Newton para apresentar a aplicabilidade deste conteúdo na investigação criminal, mais precisamente evidenciar como é obtido o instante aproximado da morte. A metodologia adotada para a confecção da sequência didática foi a pesquisa bibliográfica dos temas já mencionados, sob a perspectiva da Modelagem Matemática. Espera-se que o material elaborado auxilie os docentes do Ensino Superior, cujas componentes curriculares contenham o objeto de conhecimento em questão, de forma a tornar a matemática mais estimulante e atrativa para os estudantes a partir da visualização de sua utilidade na resolução de casos criminais.
Resumo: This article aims to propose a didactic sequence focused on the study of Differential Equations, which was based on Newton's Law of Cooling to present the applicability of this content in criminal investigation, more precisely to show how the approximate instant of death is obtained. The methodology adopted to create the didactic sequence was bibliographical research of the themes already mentioned, from the perspective of Mathematical Modeling. It is expected that the developed material will help Higher Education teachers, whose curricular components contain the object of knowledge in question, in order to make mathematics more stimulating and attractive for students from the visualization of its usefulness in solving criminal cases.
Palavras-chave: Equações Diferenciais
Investigação Criminal
Lei de Resfriamento de Newton
Modelagem Matemática
Sequência didática
Differential Equations
Criminal Investigation
Newton's Law of Cooling
Mathematical Modeling
Didactic Sequence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
Citação: Macedo, Nicole Santos Barreto de. Matemática e ciência forense: uma proposta de ensino de equações diferenciais para obtenção do instante aproximado da morte. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/558
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nicole Macedo_Mat.pdfTCC_Matemática331.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador