Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/557
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Um caminho para o ensino de lógica no ensino médio integrado: sequência didática gamificada na significação de conceitos matemáticos
metadata.dc.creator: Bezerra, Vania Souza Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Luzia Matos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carneiro, Tereza Kelly G.
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Luzia Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.referee4: Lopo, Alexandre Boleira
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é propor uma Sequência Didática gamificada que visa a contribuir para a significação de conceitos lógicos matemáticos com o propósito de integrar a Matemática à Lógica da Programação. A motivação deste estudo surge da percepção de que a Matemática é ensinada sem aplicação ou sem contextualização, sendo reproduzida de forma mecânica, na maioria das vezes sem qualquer sentido e sem integração com outras áreas do conhecimento, formando estudantes sem o conhecimento de questões básicas que exigem o raciocínio lógico matemático. Diante dessa inquietação, validou-se frente a professores do Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) o desencadeamento das potencialidades didáticas, realizadas através da gamificação e do desenvolvimento da Teoria da Lógica Simbólica em situações reais da vida do educando. Para a realização deste trabalho, optamos pela pesquisa com abordagem qualitativa, com coleta de dados para validação da sequência didática, através de questionários aplicados a professores de Matemática e Lógica de Programação do EPI O projeto educacional desenvolvido a partir da pesquisa é uma sequência didática gamificada que irá estimular o pensamento lógico, a criatividade, a interdisciplinaridade e evidenciar a necessidade do conhecimento de Matemática no cotidiano do aluno.
Resumo: The aim of this research is to propose a gamified Didactic Sequence that seeks to contribute to the meaning of logical-mathematical concepts to integrate Math with Programming Logic. The motivation for this study emerges from the perception that mathematics is taught without application or contextualization, being reproduced mechanically, most of the time, without any meaning or integration with other areas of knowledge, developing students without knowledge of common issues that require logical-mathematical reasoning. Given this concern, IVE (Integrated Vocational Education) teachers validated the unleashing of didactic potential, performed through gamification and the development of the Theory of Symbolic Logic in the students' reallife situations. To carry out this work, we opted for research with a qualitative approach, with data collection to validate the Didactic Sequence, through questionnaires applied to IVE mathematics and Programming Logic's teachers. The educational project developed from the research is a gamified teaching sequence that will stimulate logical thinking, creativity, and interdisciplinarity and highlight the need for knowledge of mathematics in the student's daily life.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa
Lógica Simbólica
Sequência Didática
Gamificação
Ensino Médio Integrado
Educação Matemática
Meaningful Learning
Symbolic Logic
Didactic Sequence
Gamification
Integrated High School
Mathematics Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Vania Bezerra_ProfEPT.pdfDissertação5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional-Vania.pdfSequência didática_Produto Educacional52.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador