Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Vania Souza Alves-
dc.date.accessioned2024-03-08T11:19:38Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-08T11:19:38Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/557-
dc.description.abstractThe aim of this research is to propose a gamified Didactic Sequence that seeks to contribute to the meaning of logical-mathematical concepts to integrate Math with Programming Logic. The motivation for this study emerges from the perception that mathematics is taught without application or contextualization, being reproduced mechanically, most of the time, without any meaning or integration with other areas of knowledge, developing students without knowledge of common issues that require logical-mathematical reasoning. Given this concern, IVE (Integrated Vocational Education) teachers validated the unleashing of didactic potential, performed through gamification and the development of the Theory of Symbolic Logic in the students' reallife situations. To carry out this work, we opted for research with a qualitative approach, with data collection to validate the Didactic Sequence, through questionnaires applied to IVE mathematics and Programming Logic's teachers. The educational project developed from the research is a gamified teaching sequence that will stimulate logical thinking, creativity, and interdisciplinarity and highlight the need for knowledge of mathematics in the student's daily life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectLógica Simbólicapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectSymbolic Logicpt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectIntegrated High Schoolpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.titleUm caminho para o ensino de lógica no ensino médio integrado: sequência didática gamificada na significação de conceitos matemáticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mota, Luzia Matos-
dc.contributor.advisor1ID3291899491610079pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291899491610079pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carneiro, Tereza Kelly G.-
dc.contributor.referee1Mota, Luzia Matos-
dc.contributor.referee2Carneiro, Tereza Kelly Gomes-
dc.contributor.referee3Diniz, Marcelo Vera Cruz-
dc.contributor.referee4Lopo, Alexandre Boleira-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é propor uma Sequência Didática gamificada que visa a contribuir para a significação de conceitos lógicos matemáticos com o propósito de integrar a Matemática à Lógica da Programação. A motivação deste estudo surge da percepção de que a Matemática é ensinada sem aplicação ou sem contextualização, sendo reproduzida de forma mecânica, na maioria das vezes sem qualquer sentido e sem integração com outras áreas do conhecimento, formando estudantes sem o conhecimento de questões básicas que exigem o raciocínio lógico matemático. Diante dessa inquietação, validou-se frente a professores do Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) o desencadeamento das potencialidades didáticas, realizadas através da gamificação e do desenvolvimento da Teoria da Lógica Simbólica em situações reais da vida do educando. Para a realização deste trabalho, optamos pela pesquisa com abordagem qualitativa, com coleta de dados para validação da sequência didática, através de questionários aplicados a professores de Matemática e Lógica de Programação do EPI O projeto educacional desenvolvido a partir da pesquisa é uma sequência didática gamificada que irá estimular o pensamento lógico, a criatividade, a interdisciplinaridade e evidenciar a necessidade do conhecimento de Matemática no cotidiano do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Lynn Rosalina. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL et al. (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Café, 2014. (74-97). ALVES, Lynn. Jogos, Educação e História: novas possibilidades para a geração C. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 1, n. 2, 2010. APPLE, Michael W. A Educação pode mudar a sociedade?Tradução: Lilia Loman. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. ARAÚJO, Maria Izabel Lopes de. Objeto de aprendizagem: um estudo sobre o desempenho dos alunos na interpretação da função quadrática. 2009. Disponível em: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/714. Acesso em: 20 jun. 2021. ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal-RN, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. ARANHA, M. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1996. ARNAZ, J. A.Iniciación a la lógica simbólica. México: Trillas, 1989. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. Tradução de Eva Nick. AZEVEDO, Victor de Abreu. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para a sua análise pedagógica. Renote – Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. BALBINO, Jaime. Objetos de aprendizagem: contribuições para a sua genealogia. Educação e Tecnologia, abr. 2007 (p 1-10). BARROS, A. L. de S. Ecologia de saberes matemáticos no ensino técnico integrado ao Ensino Médio. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. BORBA, Marcelo de C.; PENTEADO, Miriam G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. BORBA, Marcelo de C. (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. BRASIL. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Brasília: Mec,1996. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11690799/artigo-35-da-lei-n-9394-de-20-dedezembro-de-1996. Acesso: 20/05/2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é Base –Ensino Médio. MEC: Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaix a_site_110518.pdf. Acesso em: 20 mai. 2023 BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 mai. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 mai. 2022. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 mai. 2022. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03, unidade 06. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 mai. 2022. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 mai. 2022. BRASIL, CAPES. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producaotecnica-pdf. Acesso em: 20 jan. 2023. CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. In: LOPES, G. C.; COUTO, C. M. Simulacro e trompe-l’oeil:arte e pensamento em homenagem a Tiepolo 1696-1996. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1996. CAMPANA, Edriano Carlos. Ensino de Lógica Formal e proposicional para estudantes do ensino técnico integrado ao médio: proposta de melhoria no ensino de programação de computadores e Matemática. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/214502. Acesso em: 20 mai. 2022. CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012. CIAVATTA, Maria. A formação integrada à escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005. CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. CUNHA, L.A. Ensino Médio: atalho para o passado. Educ. Soc.,Campinas, v. 38, n. 139, abr.-jun., 2017, p. 373-384). D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 2. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2010. DINIZ, Marcelo; MONTEIRO, Roberto; CARNEIRO, Tereza. Elementos da gamificação nos objetos de aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, 2016, p. 1-12. DINIZ, Marcelo; MONTEIRO, Roberto; CARNEIRO, Tereza. Um protocolo padrão para descrição de jogos digitais: a standard protocol for describing Digital Games. Obra digital: revista de comunicación, n. 14, 2018, p. 141-158. DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 81-108. FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote –Novas Tecnologiasna Educação, v. 11, nº 1, 2013. FERREIRA, Fernanda Aparecida et al. Objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática na educação profissional técnica de nível médio. Montevideo: Actas del VII CIBEM, 2013. FRIGOTTO, Gaudêncio. Sujeitos e conhecimentos: os sentidos do ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. (orgs.). Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Concepção e experiências de ensino integrado. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Brasília: Ministério da Educação, 2006. GANDRO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar. 8. ed. São Paulo: Record Editora, 2004. GRAMSCI, Antonio.Cadernos do cárcere: os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2011. GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; BONI, Bianca Rafaela; GOMES, Ana Clédina Rodrigues. Currículo interdisciplinar no ensino integral: concepções de professores paulistas de Ciências da Natureza e Matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 2, 2019, p. 645-658. HEVNER, A; CHbATTERJEE, S. Design research in information systems: theory and practice, (Vol. 22). Springer. DOI, 10, 978-1, 2010. HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1993. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução: Edson Bini. 1.São Paulo: Ed. EDIPRO, 2020. KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1993. LIMA, Elon Lages; CONCEITUALIZAÇÃO, Manipulação. Aplicações: os três componentes do ensino da Matemática. Revista do Professor de Matemática – RPM, Rio de Janeiro, n. 41, p. 1-6, 1999. LEHMAN, D. & NISBETT, R. E. (1990). A longitudinal study of the effects of undergraduate education on reasoning. Developmental Psychology, 26, p. 952–960. LOVATEL, Simone. Matemática para eletrônica: uma proposta para o ensino técnico. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. 4 Cores, Senha e Dominó. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. MAGALHÃES, Renato; NACARATO, Adair M.; REINATO, Rosicler A. O. Educação Matemática e o ensino técnico profissionalizante em nível médio:notas para o debate. Texto produzido atendendo à solicitação do Grupo de Trabalho de Educação Matemática da ANPED, 2011. MCGONIGAL, J. Realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012. MORAIS, Camila; GITIRANA, Veronica. A Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio: um levantamento de condições para integração de recursos. Bolema, Rio Claro (SP), v. 36, n. 72, abr. 2022, p. 411-430. MORAES, Deila; PINTO, Antônio. A Educação Matemática na perspectiva da integração curricular no curso Técnico de Agropecuária do IFES - Campus de Alegre. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. MOREIRA, Marco. Antônio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: LF Editorial, 2012. MOREIRA, Maria Cristina Do Amaral et al. A interdisciplinaridade em produtos educacionais de um mestrado profissional em ensino de ciências. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 2559-2564, 2017. MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP,1991. MOURA, D. Proposta Pedagógica. EJA:Formação Técnica integrada ao Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006. MANSON, N. J. Is operations research really research? Orion,v. 22, n. 2, 2006, p. 155-180. NASCIMENTO, J. A. Explorando a lógica Matemática no ensino básico. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática). PROFMAT Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. p. 183. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21925. Acesso em: 20 mai. 2022. NAKAMURA, Maria Eliza Furquim Pereira; GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Aspectos do ensino de Matemática nos Ginásios Vocacionais paulistas: integração de disciplinas e Matemática moderna. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, 2018, p. 85-112. NETO, Raimundo de Souza Martins; ABAR, Caap. Lógica Matemática no Ensino Médio: uma proposta de atividades para mobilizar raciocínios com estrutura Lógica Formal. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 12, São Paulo, 2008. SANTOS, Fernanda Pereira. Ensino médio integrado: analisando o currículo de Matemática. In: XV EBRAPEM. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2011. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/979. Acesso em: 20 mai. 2022. SANTOS, F. P. Ensino médio integrado ao técnico: uma análise da disciplina Matemática. 2012. Dissertação (mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. Minas Gerais. p. 115. 2012. SINDEAUX, E. R. Formação do conceito de função a partir da lógica Matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática). PROFMAT. Universidade Federal de Roraima, Boa Vista. p. 75. 2015. SONZA, Aline Picoli; FAGAN, Solange Binotto. Um olhar sobre a Matemática no ensino integrado: estudos relacionados. Educitec –Revista de Estudos e Pesquisas sobre EnsinoTecnológico, v. 8, n. jan./dez., p. e189422-e189422, 2022. PIMENTEL, M; FILLIPO, D; MARCONES, T. Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos. Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 3, n. 1, março/abril 2020. POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 2006. PRENSKY, M. The motivation of gameplay: the real twenty-first century learning revolution. On the Horizon, v. 10, 2002. PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac-SP, 2012. RAYMUNDO, R; CONTADOR, J. L.; CONTADOR, J. C. Formulação da estratégia competitiva com auxílio de artefatos. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 11, n. 3, jul./set. 2014, p. 281-308. RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M; RAMOS, M. (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. RIBEIRO FILHO, R. J. Universo-M: uma sequência didática gamificada aplicada ao; ensino da Matemática no curso técnico de comunicação visual. 2020. Dissertação (Mestrado ProfEPT) –Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia, Bahia. p. 164. 2020. RIYIS, M. T. Simples, manual para uso do RPG na Educação. São Paulo: Ed. do Autor, 2004. RIZZATTI, Ivanise Maria et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. ROMME, A. G. L. Making a difference: Organization as Design. Organization Science, v. 14, n. 5, 2003, p. 558-573. RUSSEL, Bertrand. Introdução à Filosofia Matemática. Évora: CEHFC/EU, 2006. Disponível em: http:/marcosfabionuva.files.wordpress.com. Acesso em: 17 mai. 2022. SALDANHA, Ana Alayde; BATISTA, José Roniere Morais. A Concepção do RolePlaying Game (RPG) em jogadores sistemáticos. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 2 (4), 2009, p. 700-717. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 17 mai. 2022. SANTOS, Fernanda. Ensino Médio Integrado ao Técnico: uma análise da disciplina Matemática. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2012. SAVIANI, Demerval. A concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989. SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 34, 2007, p. 152-165. SHMIT, Wagner Luiz; MARTINS, João Batista. RPG e Vigotski: Perspectivas para a prática pedagógica. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO –EDUCERE e I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO –SIRSSE –PUCPR, 7 a 10 de novembro de 2011, Curitiba, 2011. Disponível em: www.educere.bruc.com.br. Acesso em: 17 mai. 2022. SILVA, Matheus Vieira. O jogo de Papeis (RPG) como Tecnologia Educacional e o Processo de Aprendizagem no Ensino Médio. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO–EDUCERE e II ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 26 a 29 de outubro de 2009 –PUCPR. Curitiba, 2009. Disponível em: www.educere.bruc.com.br. Acesso em: 17 mai. 2022. SILVA, Elion; OLIVEIRA, Ana Teresa. O Ensino Médio Integrado sob Diferentes Perspectivas para o Ensino de Matemática. Zetetiké, Campinas, SP, v. 26, n. 2, mai./ago.2018, p. 423-438. SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3. ed. Cambridge: MIT Press, 1996. SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Jogos de Matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed, 2007. TOLOMEI, B. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. EaD em Foco, 2017, p. 145-156. VAN AKEN, J. E. Management Research Based on the Paradigm of the Design Sciences: The Quest for Field Tested and Grounded Technological Rules. Journal of Management Studies, v. 41, n. 2, 2004, p. 219-246. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Tradução de Ernani F. da Rosa. ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by design: implementing game mechanics in web and mobile apps. Canada: O’Reilly Media,2011.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Vania Bezerra_ProfEPT.pdfDissertação5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional-Vania.pdfSequência didática_Produto Educacional52.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador