Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/543
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa entre instrumentos tradicionais e a tecnologia Bim para a coleta de dados e representação da topografia
metadata.dc.creator: Magalhães, Maria Eduarda de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz, Cléa Teresa
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Cléa Teresa
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Michele dos Anjos de
metadata.dc.contributor.referee3: Lima Filho, Aristides Fraga
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as características dos instrumentos, para coleta de dados e representação da topografia, da tecnologia BIM (Building Information Modeling), comparando-as com as características dos instrumentos tradicionais. A pesquisa analisa os instrumentos tradicionais de levantamento topográfico, os quais necessitam de um processo de manipulação, importação e processamento de dados de maneira individualizada, e a tecnologia BIM que utiliza equipamentos digitais que possibilitam uma integração direta, promovendo interoperabilidade e consistência entre as diversas disciplinas. Também destaca a importância de considerar a evolução dos equipamentos e a compatibilidade dos dados topográficos com os softwares BIM; a escolha do método mais adequado às necessidades de cada projeto; e aborda a capacidade de representação e análise de dados proporcionada pela tecnologia BIM em relação aos métodos tradicionais. A comparação entre essas abordagens revela uma dicotomia complexa, com vantagens e desvantagens distintas, demonstrando que a integração de métodos tradicionais com a tecnologia BIM é a melhor forma de otimizar os resultados na coleta de dados e representação da topografia na construção civil. Apesar da superioridade da tecnologia BIM em relação aos métodos tradicionais em termos de eficiência, eficácia, precisão e agilidade, esta não substitui completamente os equipamentos tradicionais, pois para a execução de trabalhos topográficos com o BIM, é necessário ter auxílio de instrumentos e equipamentos tradicionais. Outro ponto a considerar é que a adoção e integração do BIM na educação é essencial para preparar os profissionais para as demandas atuais do setor da construção civil.
Resumo: .
Palavras-chave: Topografia
Tecnologia BIM
Instrumentos Topográficos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Técnico
Citação: Magalhães, Maria Eduarda de Souza. Análise comparativa entre instrumentos tradicionais e a tecnologia Bim para a coleta de dados e representação da topografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Edificações), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/543
Data do documento: 16-Fev-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maria Eduarda.pdfTCC15.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador