Campus Salvador Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Maria Eduarda de Souza-
dc.date.accessioned2024-02-29T17:15:47Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-29T17:15:47Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.citationMagalhães, Maria Eduarda de Souza. Análise comparativa entre instrumentos tradicionais e a tecnologia Bim para a coleta de dados e representação da topografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Edificações), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/543-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectTecnologia BIMpt_BR
dc.subjectInstrumentos Topográficospt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre instrumentos tradicionais e a tecnologia Bim para a coleta de dados e representação da topografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Cléa Teresa-
dc.contributor.advisor1ID9795366987982062pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9795366987982062pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Cléa Teresa-
dc.contributor.referee2Santana, Michele dos Anjos de-
dc.contributor.referee3Lima Filho, Aristides Fraga-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as características dos instrumentos, para coleta de dados e representação da topografia, da tecnologia BIM (Building Information Modeling), comparando-as com as características dos instrumentos tradicionais. A pesquisa analisa os instrumentos tradicionais de levantamento topográfico, os quais necessitam de um processo de manipulação, importação e processamento de dados de maneira individualizada, e a tecnologia BIM que utiliza equipamentos digitais que possibilitam uma integração direta, promovendo interoperabilidade e consistência entre as diversas disciplinas. Também destaca a importância de considerar a evolução dos equipamentos e a compatibilidade dos dados topográficos com os softwares BIM; a escolha do método mais adequado às necessidades de cada projeto; e aborda a capacidade de representação e análise de dados proporcionada pela tecnologia BIM em relação aos métodos tradicionais. A comparação entre essas abordagens revela uma dicotomia complexa, com vantagens e desvantagens distintas, demonstrando que a integração de métodos tradicionais com a tecnologia BIM é a melhor forma de otimizar os resultados na coleta de dados e representação da topografia na construção civil. Apesar da superioridade da tecnologia BIM em relação aos métodos tradicionais em termos de eficiência, eficácia, precisão e agilidade, esta não substitui completamente os equipamentos tradicionais, pois para a execução de trabalhos topográficos com o BIM, é necessário ter auxílio de instrumentos e equipamentos tradicionais. Outro ponto a considerar é que a adoção e integração do BIM na educação é essencial para preparar os profissionais para as demandas atuais do setor da construção civil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
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