Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/511
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Formação docente na perspectiva da educação profissional e tecnológica: análise das bases conceituais na práxis do professor do ensino médio integrado do Instituto Federal Baiano - campus Santa Inês
metadata.dc.creator: Santos, Rosana Nunes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria de Fátima Luz
metadata.dc.contributor.advisor2: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria de Fátima Luz
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, Fábio Carvalho
metadata.dc.contributor.referee4: Carvalho, Jucineide Lessa de
metadata.dc.description.resumo: A formação docente para atuação na educação profissional representa um desafio, sobretudo, pelo contexto histórico-social que envolve e fundamenta essa modalidade educacional no Brasil. Pensar a formação de professores para atuação na educação profissional e tecnológica – EPT e para o ensino médio integrado – EMI, apresentase como pressuposto necessário para superação da dualidade estrutural na EPT. Esta pesquisa se pauta na investigação sobre a formação/preparação e práxis de professores da educação profissional frente as especificidades dessa modalidade de ensino. O objetivo desta dissertação é dialogar acerca dos desafios da formação inicial e continuada de professores licenciados e não licenciados para atuação na EPT e no EMI. São apresentados os resultados das análises qualiquantitativas dos dados coletados, das análises bibliográfica e documental, a partir do estudo de caso realizado com professores e estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Baiano –CampusSanta Inês. Para tanto, recorreu-se ao estudo de autores/as que dialogam sobre a temática em questão, além dos dispositivos legais que regem a EPT, a formação docente e o EMI no Brasil. A formação de professores e atuação na EPT devem corroborar para uma prática pedagógica, que propicie a formação humana integral/politécnica de adolescentes, jovens e adultos para o mundo do trabalho e exercício da cidadania. Nessa perspectiva e de acordo com os resultados desta pesquisa, como produto educacional – PE, foi elaborado um curso de formação continuada para professores atuantes no EMI, no formato de um e-book, como material didático orientador para formação docente, que dialoga sobre as bases conceituais da EPT.
Resumo: Teacher training to work in professional education represents a challenge, above all, due to the historical-social context that surrounds and underlies this educational modality in Brazil. Thinking about the training of teachers to work in professional and technological education – PTE and for integrated secondary education – ISE, is presented as a necessary assumption for overcoming the structural duality in PTE. This research is based on the investigation about the formation/preparation and praxis of professional education teachers in view of the specificities of this teaching modality. The objective of this dissertation is to dialogue about the challenges of initial and continued training of licensed and unlicensed teachers to work at PTE and ISE. The results of the quantitative and qualitative analysis of the collected data, bibliographical and documental analyzes are presented, based on the case study carried out with teachers and students of the technical courses integrated to the high school of the Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês. To this end, we resorted to the study of authors who dialogue on the subject in question, in addition to the legal provisions that govern the PTE, teacher training and the ISE in Brazil. The training of teachers and performance in the PTE must support a pedagogical practice that promotes the integral/polytechnic human formation of adolescents, young people and adults for the world of work and the exercise of citizenship. From this perspective and according to the results of this research, as an educational product – EP, a continuing training course was designed for teachers working at IHS, in the format of an e-book, as guiding teaching material for teacher training, which talks about the conceptual bases of PTE.
Palavras-chave: Formação docente
Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
Bases Conceituais
Prática pedagógica
Teacher education
Professional and Technological Education
Integrated Secondary Education
Conceptual Bases
Pedagogical practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SANTOS, Rosana Nunes dos. Formação docente na perspectiva da educação profissional e tecnológica: análise das bases conceituais na práxis do professor do ensino médio integrado do Instituto Federal Baiano - campus Santa Inês. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) -- Instituto Federal da Bahia, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/511
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Rosana Nunes_ProfEpt.pdfDissertação2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional - Na Trilha da EPT_Rosana Nunes.pdfProduto educacional17.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador