Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/452
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Entre demandas e invisibilidades: velhos(as) de Fortaleza e suas expectativas sobre a Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.creator: Nogueira, Ingrid Rochelle Rêgo
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Francisco Vanderlei Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Francisco Vanderlei Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Danilo Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Menezes, Kelly Maria Gomes
metadata.dc.description.resumo: A educação, o trabalho e a profissionalização consistem em direitos da população velha, entretanto esses aspectos ainda não consistem em uma realidade para ela. Embora grande percentual de velhos(as) permaneça trabalhando, contribuam financeiramente para o sustento financeiro de seus lares e apresentem demandas por profissionalização, no imaginário social, a educação e o trabalho são elementos incongruentes com as pessoas velhas, o que, dentre outros fatores, contribui para a ausência de iniciativas e pesquisas voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica desse grupo etário. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral compreender as expectativas dos(as) velhos(as) sobre Educação Profissional e Tecnológica a partir dos significados do processo educativo para os(as) referidos(as) participantes. Para alcançar esse objetivo sistematizamos as demandas dos(as) velhos(as) em relação à Educação Profissional e Tecnológica; conhecemos o acesso de pessoas velhas à Educação Profissional e Tecnológica; identificarmos potencialidades e especificidades desse público no que se refere à Educação Profissional e Tecnológica e propomos um guia didático, como produto educacional, cuja proposta versa sobre a EPT ofertada para velhos(as). Para esse fim, utilizamos a abordagem qualitativa a partir da realização de pesquisa de campo. Foi aplicado grupo focal e entrevistas semiestruturadas com pessoas velhas participantes do Projeto Idosos do Século XXI: conectivid@des, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) na cidade de Fortaleza–CE. A pesquisa encontrou como resultados a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma sociedade antiidadista, a aposentadoria e o tempo livre como aspectos essenciais na educação para a velhice; o letramento digital como ferramenta para a participação social e a prevenção à violação de direitos de pessoas velhas; e a necessidade de promover uma Educação Profissional e Tecnológica em uma ótica gerontológica.
Resumo: Education, work and professionalization are rights of the elderly population, however these aspects are not yet a reality for them. Although a large percentage of old people remain working, contribute financially to the financial support of their homes and present demands for professionalization, in the social imaginary, education and work are incongruent elements for old people, which, among other factors, contributes to the absence of initiatives and researches aimed at the Professional and Technological Education of this age group. Thus, the general objective of the research was to understand the expectations of the elderly regarding Professional and Technological Education based on the meanings of the educational process for the aforementioned participants. To achieve this objective, we systematize the demands of the elderly in relation to Professional and Technological Education; we know the access of older people to Professional and Technological Education; we identified potentialities and specificities of this public in terms of Professional and Technological Education and we proposed a didactic guide, as an educational product, whose proposal deals with the PTE offered to the elderly. To this end, we used a qualitative approach based on field research. Focus groups and semi-structured interviews were applied with elderly people participating in the Elderly Project of the 21st Century: conectivid@des, developed by the Social Service of Commerce (Sesc) in the city of Fortaleza-CE. The research found as results intergenerationality as a strategy and challenge for the construction of an anti-age society, retirement and free time as essential aspects in education for old age; digital literacy as a tool for social participation and prevention of the violation of the rights of older people; and the need to promote Professional and Technological Education from a gerontological perspective.
Palavras-chave: Velhice
Trabalho
Educação
Educação Profissional e Tecnológica
Old age
Work
Education
Professional and Technological Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: Nogueira, Ingrid Rochelle Rêgo. Entre Demandas e Invisibilidades: velhos(as) de Fortaleza e suas expectativas sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação ( Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) -- Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/452
Data do documento: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Ingrid Nogueira_ProfEpt.pdfDissertação1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prod_Educacional_guia didático_ProfEpt.pdfProduto Educacional_Guia didático do envelhecimento...31.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador