Campus Salvador Dissertações
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Ingrid Rochelle Rêgo-
dc.date.accessioned2023-09-27T12:59:43Z-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-09-27T12:59:43Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationNogueira, Ingrid Rochelle Rêgo. Entre Demandas e Invisibilidades: velhos(as) de Fortaleza e suas expectativas sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação ( Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) -- Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/452-
dc.description.abstractEducation, work and professionalization are rights of the elderly population, however these aspects are not yet a reality for them. Although a large percentage of old people remain working, contribute financially to the financial support of their homes and present demands for professionalization, in the social imaginary, education and work are incongruent elements for old people, which, among other factors, contributes to the absence of initiatives and researches aimed at the Professional and Technological Education of this age group. Thus, the general objective of the research was to understand the expectations of the elderly regarding Professional and Technological Education based on the meanings of the educational process for the aforementioned participants. To achieve this objective, we systematize the demands of the elderly in relation to Professional and Technological Education; we know the access of older people to Professional and Technological Education; we identified potentialities and specificities of this public in terms of Professional and Technological Education and we proposed a didactic guide, as an educational product, whose proposal deals with the PTE offered to the elderly. To this end, we used a qualitative approach based on field research. Focus groups and semi-structured interviews were applied with elderly people participating in the Elderly Project of the 21st Century: conectivid@des, developed by the Social Service of Commerce (Sesc) in the city of Fortaleza-CE. The research found as results intergenerationality as a strategy and challenge for the construction of an anti-age society, retirement and free time as essential aspects in education for old age; digital literacy as a tool for social participation and prevention of the violation of the rights of older people; and the need to promote Professional and Technological Education from a gerontological perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.relation"Guia Didático Envelhecimento e Educação Profissional e Tecnológica” (Produto Educacional)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVelhicept_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectOld agept_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.titleEntre demandas e invisibilidades: velhos(as) de Fortaleza e suas expectativas sobre a Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID4904851552921269pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4904851552921269pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco Vanderlei Ferreira da-
dc.contributor.advisor1ID5186994829843419pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186994829843419pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Francisco Vanderlei Ferreira da-
dc.contributor.referee2Souza, Danilo Almeida-
dc.contributor.referee2ID9248758011630587pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9248758011630587pt_BR
dc.contributor.referee3Menezes, Kelly Maria Gomes-
dc.contributor.referee3ID5768872699906558pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768872699906558pt_BR
dc.description.resumoA educação, o trabalho e a profissionalização consistem em direitos da população velha, entretanto esses aspectos ainda não consistem em uma realidade para ela. Embora grande percentual de velhos(as) permaneça trabalhando, contribuam financeiramente para o sustento financeiro de seus lares e apresentem demandas por profissionalização, no imaginário social, a educação e o trabalho são elementos incongruentes com as pessoas velhas, o que, dentre outros fatores, contribui para a ausência de iniciativas e pesquisas voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica desse grupo etário. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral compreender as expectativas dos(as) velhos(as) sobre Educação Profissional e Tecnológica a partir dos significados do processo educativo para os(as) referidos(as) participantes. Para alcançar esse objetivo sistematizamos as demandas dos(as) velhos(as) em relação à Educação Profissional e Tecnológica; conhecemos o acesso de pessoas velhas à Educação Profissional e Tecnológica; identificarmos potencialidades e especificidades desse público no que se refere à Educação Profissional e Tecnológica e propomos um guia didático, como produto educacional, cuja proposta versa sobre a EPT ofertada para velhos(as). Para esse fim, utilizamos a abordagem qualitativa a partir da realização de pesquisa de campo. Foi aplicado grupo focal e entrevistas semiestruturadas com pessoas velhas participantes do Projeto Idosos do Século XXI: conectivid@des, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) na cidade de Fortaleza–CE. A pesquisa encontrou como resultados a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma sociedade antiidadista, a aposentadoria e o tempo livre como aspectos essenciais na educação para a velhice; o letramento digital como ferramenta para a participação social e a prevenção à violação de direitos de pessoas velhas; e a necessidade de promover uma Educação Profissional e Tecnológica em uma ótica gerontológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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