Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Brenda Louise Souza Lopes-
dc.date.accessioned2023-09-06T13:42:24Z-
dc.date.available2023-08-03-
dc.date.available2023-09-06T13:42:24Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.citationCerqueira, Brenda Louise Souza Lopes. Adequação às normas de proteção de dados e segurança da informação nas escolas públicas de Valença, Bahia: um estudo sobre adequação à LGPD associada à privacidade dos alunos em 2023. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/442-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the compliance with data protection and information security standards in public schools in the municipality of Valença, Bahia, with a focus on students' privacy. To achieve this objective, a qualitative study will be conducted. The research will be descriptive, intending to map the storage and usage of data from children and teenagers enrolled in these institutions. The study is based on the legislation established by the General Data Protection Law (LGPD) and the principles and rights provided in the Statute of Children and Adolescents (ECA). These regulations are crucial to ensure the security and privacy of personal data of underage students. The main focus of the research is to analyze the cybersecurity practices adopted by public schools in Valença, identifying any potential gaps and vulnerabilities that could compromise the protection of students' data. Additionally, the research seeks to understand how schools are adapting to the requirements of LGPD and ECA, aiming for the best interest of the child and the teenager. The study provides an overview of the current situation of data protection and information security in public schools in Valença, as well as proposes recommendations to enhance the privacy protection of students. The obtained results will contribute to raising awareness among schools and other stakeholders about the importance of adopting effective measures to ensure the security of students' personal data and promote compliance with the current regulations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLGPDpt_BR
dc.subjectdados pessoaispt_BR
dc.subjectcriançapt_BR
dc.subjectadolescentept_BR
dc.subjectcibersegurançapt_BR
dc.titleAdequação às normas de proteção de dados e segurança da informação nas escolas públicas de Valença, Bahia: um estudo sobre adequação à LGPD associada à privacidade dos alunos em 2023.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reale, Rafael Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067606523544715pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Addson Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035135747771052pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Matuzalém Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9276170432434460pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar a adequação às normas de proteção de dados e segurança da informação nas escolas públicas do município de Valença, na Bahia, com foco na privacidade dos alunos. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma pesquisa qualitativa. A pesquisa será descritiva, com o intuito de mapear o armazenamento e utilização de dados de crianças e adolescentes matriculados nessas instituições. O estudo baseia-se na legislação estabelecida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e nos princípios e direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Essas normas são essenciais para garantir a segurança e a privacidade dos dados pessoais dos alunos menores de idade. O foco principal da pesquisa é analisar as práticas de cibersegurança adotadas pelas escolas públicas de Valença, identificando eventuais lacunas e vulnerabilidades que possam comprometer a proteção dos dados dos estudantes. Além disso, busca-se compreender como as escolas estão se adequando às exigências da LGPD e do ECA, visando o melhor interesse da criança e do adolescente. O estudo fornece um panorama da situação atual da proteção de dados e segurança da informação nas escolas públicas de Valença, bem como propõe recomendações para aprimorar a proteção da privacidade dos alunos. Os resultados obtidos contribuem para a conscientização das escolas e demais envolvidos, sobre a importância da adoção de medidas efetivas para garantir a segurança dos dados pessoais dos alunos e promover a conformidade com as normas vigentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Tecnólogopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Brenda Louise Souza Lopes Cerqueira.pdfTCC794.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador