Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Rita de Jesus-
dc.date.accessioned2023-09-06T13:29:39Z-
dc.date.available2023-08-01-
dc.date.available2023-09-06T13:29:39Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Rita de Jesus. Análise da proteção dos dados de alunos nas escolas públicas de Valença: uma abordagem de cibersegurança. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em ADS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/441-
dc.description.abstractWith the advancement of technology and ongoing digital transformations, it is essential to dedicate attention and care to information security and the security policies adopted by institutions that deal with sensitive and personal data, especially when it comes to children and adolescents. Therefore, the present study aims to investigate the data protection of students in public schools in the city of Valença, considering the context of cybersecurity. Qualitative and descriptive approaches were adopted, seeking to conceptualize and understand the practices and measures implemented to ensure the security of this data. Interviews were conducted with academic managers and the Department of Information Technology to identify the procedures and challenges faced in this context. Additionally, standards and guidelines such as LGPD and the ISO/IEC 27000 family were analyzed, which guide best practices in information security. The results and analyses obtained provide insights into the current state of data protection in public schools in Valença and highlight the importance of preventive and up-to-date measures to ensure the security and privacy of student data. The study also emphasizes the need for awareness and training of professionals involved in this process, as well as the continuous monitoring and improvement of information security policies and practices in educational institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSegurança da informaçãopt_BR
dc.subjectDocumentaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleAnálise da proteção dos dados de alunos nas escolas públicas de Valença: uma abordagem de cibersegurança.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6721042122072051pt_BR
dc.contributor.advisor1Reale, Rafael Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067606523544715pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Addson Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035135747771052pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Matuzalém Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9276170432434460pt_BR
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia e as transformações digitais em curso, é essencial dedicar atenção e cuidado à segurança da informação e às políticas de segurança adotadas por instituições que lidam com dados sensíveis e pessoais, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes. Por conta disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar a proteção de dados dos estudantes das escolas públicas da cidade de Valença, considerando o contexto da cibersegurança. Foram adotadas abordagens qualitativa e descritiva, buscando conceituar e compreender as práticas e medidas implementadas para garantir a segurança desses dados. Foram realizadas entrevistas com gestores acadêmicos e no Departamento de Tecnologia da Informação, a fim de identificar os procedimentos e desafios enfrentados nesse contexto. Além disso, foram analisadas as normas e diretrizes, como a LGPD e a família ISO/IEC 27000, que orientam as boas práticas de segurança da informação. Os resultados e análises obtidas oferecem um norte sobre a atual situação da proteção de dados nas escolas públicas de Valença e destacam a importância de medidas preventivas e atualizadas para garantir a segurança e privacidade dos dados dos estudantes. O trabalho também ressalta a necessidade de conscientização e capacitação dos profissionais envolvidos nesse processo, bem como o constante acompanhamento e aprimoramento das políticas e práticas de segurança da informação nas instituições educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Tecnólogopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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