Campus Salvador Material didático/instrucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/438
metadata.dc.type: Material didático
Título: Combate à intolerância, violência e racismo religioso: Caderno Temático
metadata.dc.creator: Nunes, Erivaldo Sales (Coord.)
Venas, Herbert Mehiel Nascimento
Santos Junior, Rubem Bispo dos (Cols.)
metadata.dc.description.resumo: Nas duas últimas décadas do século XXI, os avanços nos estudos contemplando o fenômeno religioso nas esferas global, nacional e local, têm sido visibilizados pelas áreas das humanidades. No Brasil em especial, na contemporaneidade, inúmeros conflitos e correntes ideológicas revisionistas, extremistas e negacionistas ampliam-se assumindo práticas fascistas de ordem política, social e cultural, reverberando diante de diversos de discursos ódio e de intolerância, sobretudo na esfera do sagrado. Instituições de educação formal - as escolas, são verdadeiras promotoras de conhecimento, capazes de promoverem reflexões e combates às ideologias que condenam práticas socioculturais restritivas. As escolas de fato representam por um lado, espaços de poder ancorados pelo conhecimento científico, e por outro lado, extrapolam o conhecimento oriundo do senso comum. Portanto, nos parece necessário que as instituições de ensino (básico, superior) promovam diálogos intergrupais capazes de esclarecer e problematizar os conflitos que perpassam por categorias, a exemplo da intolerância religiosa e do racismo religioso. Cabe aqui enfatizar que o racismo é crime, e atos de racismo religioso têm matado inúmeras pessoas, deixando órfãs muitas famílias.
Resumo: .
Palavras-chave: Educação
Racismo religioso
Intolerância religiosa
Violência religiosa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
Citação: NUNES, Erivaldo Sales; VENAS, Hebert M.N.; SANTOS JÚNIOR, Rubem B. dos. Combate à intolerância, violência e racismo religioso: Caderno Temático. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador, Salvador, 2023. Disponível em: https://http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/438 . Acesso em 30 ago. 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/438
Data do documento: 30-Ago-2023
Aparece nas coleções:Material didático/instrucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caderno Temático Int Religiosa Versão final.pdfCombate à intolerância, violência e racismo religioso35.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador