Campus Salvador Material didático/instrucional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Erivaldo Sales (Coord.)-
dc.creatorVenas, Herbert Mehiel Nascimento-
dc.creatorSantos Junior, Rubem Bispo dos (Cols.)-
dc.date.accessioned2023-09-01T13:34:57Z-
dc.date.available2023-08-30-
dc.date.available2023-09-01T13:34:57Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationNUNES, Erivaldo Sales; VENAS, Hebert M.N.; SANTOS JÚNIOR, Rubem B. dos. Combate à intolerância, violência e racismo religioso: Caderno Temático. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador, Salvador, 2023. Disponível em: https://http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/438 . Acesso em 30 ago. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/438-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacismo religiosopt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectViolência religiosapt_BR
dc.titleCombate à intolerância, violência e racismo religioso: Caderno Temáticopt_BR
dc.typeMaterial didáticopt_BR
dc.description.resumoNas duas últimas décadas do século XXI, os avanços nos estudos contemplando o fenômeno religioso nas esferas global, nacional e local, têm sido visibilizados pelas áreas das humanidades. No Brasil em especial, na contemporaneidade, inúmeros conflitos e correntes ideológicas revisionistas, extremistas e negacionistas ampliam-se assumindo práticas fascistas de ordem política, social e cultural, reverberando diante de diversos de discursos ódio e de intolerância, sobretudo na esfera do sagrado. Instituições de educação formal - as escolas, são verdadeiras promotoras de conhecimento, capazes de promoverem reflexões e combates às ideologias que condenam práticas socioculturais restritivas. As escolas de fato representam por um lado, espaços de poder ancorados pelo conhecimento científico, e por outro lado, extrapolam o conhecimento oriundo do senso comum. Portanto, nos parece necessário que as instituições de ensino (básico, superior) promovam diálogos intergrupais capazes de esclarecer e problematizar os conflitos que perpassam por categorias, a exemplo da intolerância religiosa e do racismo religioso. Cabe aqui enfatizar que o racismo é crime, e atos de racismo religioso têm matado inúmeras pessoas, deixando órfãs muitas famílias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.audience.educationlevelNivel médio técnicopt_BR
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