Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/436
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Modelagem Matemática associada ao ensino da Análise Combinatória na Educação Básica.
metadata.dc.creator: Silva, Mauricio
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Diogo Soares Dórea da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lino, Marcelo de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Diogo Soares Dórea da
metadata.dc.contributor.referee2: Lino, Marcelo de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Santiago, Diego Coutinho Vieira
metadata.dc.contributor.referee4: Paim, Fabiane Gomes
metadata.dc.description.resumo: A Análise Combinatória, ou Combinatória, é um ramo bastante importante da Matemática e que possui um vasto campo de aplicação nas diversas áreas do conhecimento. Porém, esta área da Matemática é considerada pela maioria dos alunos da Educação Básica como um conteúdo bastante complexo e que se assemelha a um jogo de fórmulas complicadas. Partindo desse pressuposto, este presente trabalho teve como objetivo compreender como a Modelagem Matemática pode contribuir no processo de ensino da Análise Combinatória na Educação Básica. Para isso, optamos em realizar uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, da qual elaboramos, ao final, uma proposta de Sequência Didática para se ensinar os conceitos de Princípio Fundamental da Contagem e Combinações Simples na Educação Básica através da Modelagem. O tema utilizado na Sequência foi o de inclusão feminina no contexto social. Dentro desse aspecto, utilizamos o futebol como um esporte capaz de promover tal inclusão. A partir disso, modelamos diversas situações do futebol que envolviam os conceitos combinatórios listados acima. A partir da Sequência, concluímos que a Modelagem é uma estratégia bastante viável para se trabalhar os conteúdos combinatórios, principalmente na Educação Básica, que é a etapa em que o indivíduo desenvolve o pensamento crítico e molda sua identidade pessoal. Porém percebemos no decorrer da elaboração que esse processo requer bastante criatividade, empenho e dedicação por parte do professor, sem as quais torna-se inviável trabalhar com Modelagem.
Resumo: Combinatorial Analysis, or Combinatorics, is a very important branch of Mathematics and has a wide field of application in different areas of knowledge. However, this area of Mathematics is considered by most Basic Education students as a very complex content that resembles a game of complicated formulas. Based on this assumption, this present work aimed to understand how Mathematical Modeling can contribute to the process of teaching Combinatorial Analysis in Basic Education. For this, we chose to carry out a research with a qualitative approach, of the exploratory type, from which we developed, at the end, a proposal for a Didactic Sequence to teach the concepts of Fundamental Principle of Counting and Simple Combinations in Basic Education through Modeling. The theme used in the Sequence was the female inclusion in the social context. Within this aspect, we use football as a sport capable of promoting such inclusion. From this, we modeled several soccer situations that involved the combinatorial concepts listed above. From the Sequence, we conclude that Modeling is a very viable strategy to work with combinatorial contents, mainly in Basic Education, which is the stage in which the individual develops critical thinking and shapes his personal identity. However, we realized during the elaboration that this process requires a lot of creativity, effort and dedication on the part of the teacher, without which it becomes unfeasible to work with Modeling.
Palavras-chave: Modelagem matemática
Análise combinatória
Sequência didática
Combinatorial Analysis
Mathematical Modeling
Following Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
Citação: Silva, Maurício da. A Modelagem Matemática associada ao ensino da Análise Combinatória na Educação Básica. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2023
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/436
Data do documento: 12-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mauricio.pdfTCC1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador