Campus Jequié Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do reconhecimento da fissura labiopalatina como deficiência: desafios educacionais e sociais
metadata.dc.creator: Almeida, André Luiz Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Anderson Brito da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Silvia Elaine Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, André Luis da Silva
metadata.dc.description.resumo: As fissuras labiopalatinas são as alterações anatômico-morfológicas congênitas mais comuns na população humana. Um dos grandes desafios é a aceitação por parte da família e da sociedade, assim como o reconhecimento de direitos sociais e necessidade de inclusão plena. Este artigo tem como objeto discutir a importância do reconhecimento da fissura labiopalatina como deficiência e seus desdobramentos na educação e na sociedade, assim como refletir sobre os desafios encontrados na visibilidade da fissura labiopalatina como deficiência. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, pois parte das experiências pessoais, educacionais e profissionais do autor principal e sujeito da pesquisa, valendo-se dos procedimentos técnicos da pesquisa-ação e da pesquisa bibliográfica. Espera-se que com este trabalho possamos contribuir para que haja maior visibilidade à luta por direitos sociais e educacionais das pesssoas fissuradas, reconhecimento dos desafios e tomada de consciência por parte de educadores e sociedade na busca da inclusão de forma integral e verdadeira à sociedade e ao mundo do trabalho.
Resumo: Cleft lip and palate are the most common congenital anatomical-morphological changes in the human population. One of the great challenges is the acceptance by the family and society, as well as the recognition of social rights and the need for full inclusion. This article aims to discuss the importance of recognizing cleft lip and palate as a disability and its consequences in education and society, as well as reflecting on the challenges encountered in the visibility of cleft lip and palate as a disability. It is an experience report, with a qualitative approach, since part of the personal, educational and professional experiences of the main author and subject of the research, making use of the technical procedures of action research and bibliographic research. It´s hoped that with this work we will be able to contribute to a greater visibility to the fight for social and educational rights of fissured people, recognition of the challenges and awareness of educators and society in the search for the integral and true inclusion to society and to the world of work.
Palavras-chave: Direitos sociais
Fissura labiopalatina
Desafios educacionais.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pós Graduação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/421
Data do documento: 9-Jun-2021
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