Campus Salvador Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: Efeito da soldagem de reparo nas propriedades mecânicas e microestruturais de juntas soldadas do aço ASTM A131 AH36 usado em embarcações navais
metadata.dc.creator: Melo, Lucian Machado Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Albuquerque, Maria Cléa Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Maria Cléa Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Galdino, André Gustavo de Sousa
metadata.dc.contributor.referee3: Maciel, Ricardo Leite
metadata.dc.description.resumo: Reparos recorrentes com solda são realizados nos cascos dos navios, ainda em operação, para minimizar as perdas de produção causadas por uma eventual parada para manutenção ou substituição de peças. Tais procedimentos de soldagem podem aumentar a dureza na ZTA e, como consequência, potencializar os riscos relacionados à fragilização da estrutura como um todo, quando realizados de forma indiscriminada, sem levar em conta parâmetros técnicos. Ao mesmo tempo em que algumas normas, usadas em procedimentos de soldagem, limitam o número de reparos realizados, não fornecem também avaliações confiáveis quanto aos efeitos causados por esses procedimentos nesta região. Outrossim, a limitação de bibliografia quanto ao estudo do efeito dos reparos de solda, realizados durante a manutenção de juntas de aços ASTM A131, usados em embarcações navais, constitui a principal motivação para realização deste trabalho. Dada a relevância do tema, o estudo é imprescindível para dar suporte e instrução precisa durante a execução de soldas de reparos em estruturas navais. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de múltiplas soldagens de reparo, através do processo de soldagem a arco elétrico TIG (GTAW) sobre o comportamento mecânico e microestrutural de uma liga de aço ASTM A131 AH36, usada em embarcações. Para tanto foram realizados ensaios de resistência à tração, impacto e dureza e os resultados, analisados em termos das alterações microestruturais, crescimento de grãos e largura da ZTA. Os resultados mostraram uma tendência de redução da resistência à tração, dureza e tenacidade das juntas soldadas modificadas pelos reparos. A diluição e a reintrodução de calor na ZTA, associadas às transformações microestruturais foram os principais motivos atribuídos. A reintrodução de calor sequencial após o primeiro, segundo e terceiro reparos nessa região aumentou a largura da ZTA, em cerca de 24% e o diâmetro médio do grão em 12,6%, 16,7% e 18,1% respectivamente em relação à condição como soldado.
Resumo: Recurring repairs with welding are carried out on the hulls of the ships, still in operation, to minimize production losses caused by a possible stoppage for maintenance or replacement of parts. Such welding procedures can increase the hardness of the HAZ and, as a consequence, increase the risks related to the weakening of the structure as a whole, when performed indiscriminately, without taking technical parameters into account. While some standards used in welding procedures limit the number of repairs performed, they also do not provide reliable assessments of the effects caused by these procedures in this region. Furthermore, the limitation of the bibliography regarding the study of the effect of weld repairs, carried out during the maintenance of ASTM A131 steel joints, used in naval vessels, constitutes the main motivation for carrying out this work. Given the relevance of the topic, the study is essential to provide support and precise instruction during the execution of repair welds in naval structures. In this sense, this work aimed to evaluate the effect of multiple repair welding through the gas tungsten arc welding process (GTAW) on the mechanical and microstructural behavior of an ASTM A131 AH36 steel alloy, used in boats. For this purpose, tensile strength, impact and hardness tests were carried out and the results analyzed in terms of microstructural alterations, grain growth and HAZ width. The results showed a trend towards a reduction in tensile strength, hardness and tenacity of welded joints modified by repairs. The dilution and the reintroduction of heat in the HAZ, associated with the microstructural transformations were the main attributed reasons. The reintroduction of sequential heat in this region, with the first, second and third repairs, increased them HAZ width by about 24% and the average grain diameter by 12,6%, 16,7% and 18,1% respectively in relation to as welded condition.
Palavras-chave: Aço ASTM A-131 AH 36
Solda de reparo
TIG
ZTA
ASTM A-131 AH 36 steel
Heat affected zone
Repair weld
GTAW
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais(PPGEM)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais (PPGEM)
Citação: MELO, Lucian Machado Mendes de. Efeito da soldagem de reparo nas propriedades mecânicas e microestruturais de juntas soldadas do aço ASTM A131 AH36 usado em embarcações navais. Orientadora: Maria Cléa S. Albuquerque. 2023.117p. Trabalho de Conclusão de Curso (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais) -- Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/420
Data do documento: 3-Jul-2023
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