EDIFBA Livros da Editora
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/401
metadata.dc.type: Livro
Título: Discurso, língua, ensino, memória: representações e poder
metadata.dc.creator: Correia, Wesley Barbosa (Org.)
metadata.dc.description.resumo: livro Discurso, Língua, Ensino, Memória: Representações e Poder apresenta textos de integrantes do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação, certificado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA, desde 2007. Os seus componentes atuam através das linhas de pesquisa Linguagem e Interação; Linguagem e Relações de Gênero; Linguagem, Literatura e Africanidade e Linguagem, Representação e Poder objetivando contribuir para as discussões/reflexões acerca da(s) linguagens, em especial da língua portuguesa, como representação cultural e identitária e como instrumento de interação das pessoas entre si e com o ambiente social em que vivem. As reflexões dos seus pesquisadores devem, ainda, contribuir para os estudos culturais e identitários sobre a Bahia, considerando a importância do estado no cenário cultural brasileiro. No âmbito dos estudos da linguagem, também evidencia, através dos estudos desenvolvidos pelos integrantes do grupo, as relações entre as pessoas, os discursos, o poder e as ideologias que sustentam as interações sociais.
Resumo: The book Discourse, Language, Teaching, Memory: Representations and Power presents texts by members of the Language and Representation Research Group, certified by the Federal Institute of Education, Science and Technology/IFBA, since 2007. Its components work through the research lines Language and Interaction; Language and Gender Relations; Language, Literature and Africanity and Language, Representation and Power aiming to contribute to discussions/reflections about the languages, in particular the Portuguese language, as a cultural and identity representation and as an instrument for people to interact with each other and with the environment society in which they live. The reflections of its researchers should also contribute to cultural and identity studies on Bahia, considering the importance of the state in the Brazilian cultural scene. Within the scope of studies of language, also shows, through the studies carried out by the members of the group, the relationships between people, the discourses, the power and the ideologies that sustain the social interactions.
Palavras-chave: Linguagem
Língua Portuguesa
Identidade Social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
Citação: Correia, Wesley Barbosa (Org.). Discurso, língua, ensino, memória: representações e poder. Salvador: EDIFBA, 2018. 270 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/401
Data do documento: Dez-2018
Aparece nas coleções:Livros da Editora

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
discurso_lingua.pdfLivro1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons