Campus Seabra Artigos de Periódicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/367
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma proposta de chatbot para apoiar a comunicação entre os setores e estudantes do IFBA - Campus Seabra
metadata.dc.creator: Ribeiro, Luma Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Carigé Júnior, Rui Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Luanna Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Danielle Brito
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de chatbot para auxiliar a comunicação entre os setores do Instituto Federal da Bahia - Campus Seabra e estudantes ingressantes na instituição. O trabalho surgiu em decorrência do grande volume de procedimentos institucionais importantes na trajetória acadêmica do discente e a necessidade da comunicação plena entre setores do campus e os discentes. Mesmo que a instituição busque sempre melhorar essa comunicação, seus processos são inúmeros e uma automação facilitaria a disponibilização e busca de informações. Foram realizadas pesquisas bibliográficas a fim de fundamentar a pesquisa, aplicou-se um questionário a estudantes por meio de um formulário eletrônico, e realizou-se entrevistas com setores do campus. A partir das entrevistas, foram obtidas as informações sobre processos internos que serviram de base para a criação de diagramas BPMN e protótipos de telas de um chatbot. O resultado da pesquisa apontou que os estudantes sentem certa dificuldade em relação à obtenção de informações internas do campus e um chatbot seria uma boa alternativa para minimizar este problema.
Resumo: This research aims to present a chatbot proposal to help communication between the sectors of the Federal Institute of Bahia - Campus Seabra and students entering the institution. The work arose as a result of the large volume of important institutional procedures in the academic trajectory of the student and the need for full communication between sectors of the campus and the students. Even if the institution always seeks to improve this communication, its processes are numerous and automation would facilitate the availability and search for information. Bibliographic research was carried out in order to base the research, a questionnaire was applied to students through an electronic form, and interviews were carried out with sectors of the campus. From the interviews, information was obtained about internal processes that served as the basis for the creation of BPMN diagrams and screen prototypes of a chatbot. The result of the research pointed out that students feel some difficulty in obtaining internal information on the campus and a chatbot would be a good alternative to minimize this problem.
Palavras-chave: IFBA
Processos
Chatbot
Protótipo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Técnico
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/367
Data do documento: 6-Mar-2023
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo tcc_Luma_Ribeiro.pdfArtigo de Luma Ribeiro3.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador