Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/359
metadata.dc.type: Dissertação
Título: A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológica: uma unidade didática para as aulas de espanhol no ensino médio integrado
metadata.dc.creator: Barbosa, Sílvia Gabriela Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Júnior, Antonio Ferreira da
metadata.dc.description.resumo: A investigação intitulada A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológica: uma unidade didática para as aulas de espanhol no ensino médio integrado apresenta uma reflexão sobre o ensino de língua espanhola pelo viés da pesquisa no fazer pedagógico docente, na elaboração de uma unidade didática para a educação básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática de ensino para as aulas de língua espanhola tendo como base conceitual a pesquisa como princípio pedagógico a partir da temática do amor no ensino médio integrado. A pesquisa é de natureza qualitativa e aplicada, com revisão bibliográfica e análise documental. A relevância do tema abordado consiste em refletir sobre o lugar da pesquisa no ensino de espanhol enquanto processo metodológico. Como produto educacional, apresentamos uma unidade didática dividida em quatro etapas/encontros com o viés da pesquisa para a formação intelectual a partir da temática do amor, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta unidade didática foi avaliada por professores de espanhol, e, em trabalhos futuros, pode ser aplicada em turmas do ensino médio integrado nos Institutos Federais. Como fundamentação teórica, utilizamos Demo (2011, 2013), Marcuschi (2002, 2011), Silva Júnior (2017), Matos (2014).
Resumo: The investigation entitled Research as a pedagogical principle in professional and technological education: a didactic unit for Spanish classes in integrated secondary education presents a reflection on the teaching of Spanish language from the perspective of research in teaching pedagogical practice, in the elaboration of a didactic unit for basic education. The present work aims to present a teaching practice for Spanish language classes based on research as a pedagogical principle based on the theme of love in integrated high school. The research is qualitative and applied, with literature review and document analysis. The relevance of the topic addressed is to reflect on the place of research in teaching Spanish as a methodological process. As an educational product, we present a didactic unit divided into four stages/meetings with the bias of research for intellectual formation from the theme of love, using Information and Communication Technologies. This didactic unit was evaluated by Spanish teachers, and, in future works, it can be applied in high school classes integrated in the Federal Institutes. As a theoretical foundation, we used Demo (2011, 2013), Marcuschi (2002, 2011), Silva Júnior (2017), Matos (2014).
Palavras-chave: Pesquisa - Princípio pedagógico
Unidade didática
Língua espanhola
Ensino médio integrado
Research as a pedagogical principle
Didactic unit
Spanish language
Integrated high school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: BARBOSA, Sílvia Gabriela Brito. A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológica: uma unidade didática para as aulas de espanhol no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/359
Data do documento: 2-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia Gabriela_TCC+prod Educacional.pdfDissertação contendo Produto Educacional6.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador