Campus Salvador Dissertações
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Sílvia Gabriela Britopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T19:02:31Zpt_BR
dc.date.available2023-02-14T19:02:31Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationBARBOSA, Sílvia Gabriela Brito. A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológica: uma unidade didática para as aulas de espanhol no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/359-
dc.description.abstractThe investigation entitled Research as a pedagogical principle in professional and technological education: a didactic unit for Spanish classes in integrated secondary education presents a reflection on the teaching of Spanish language from the perspective of research in teaching pedagogical practice, in the elaboration of a didactic unit for basic education. The present work aims to present a teaching practice for Spanish language classes based on research as a pedagogical principle based on the theme of love in integrated high school. The research is qualitative and applied, with literature review and document analysis. The relevance of the topic addressed is to reflect on the place of research in teaching Spanish as a methodological process. As an educational product, we present a didactic unit divided into four stages/meetings with the bias of research for intellectual formation from the theme of love, using Information and Communication Technologies. This didactic unit was evaluated by Spanish teachers, and, in future works, it can be applied in high school classes integrated in the Federal Institutes. As a theoretical foundation, we used Demo (2011, 2013), Marcuschi (2002, 2011), Silva Júnior (2017), Matos (2014).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPesquisa - Princípio pedagógicopt_BR
dc.subjectUnidade didáticapt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectResearch as a pedagogical principlept_BR
dc.subjectDidactic unitpt_BR
dc.subjectSpanish languagept_BR
dc.subjectIntegrated high schoolpt_BR
dc.titleA pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológica: uma unidade didática para as aulas de espanhol no ensino médio integradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID8153630900002018pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153630900002018pt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Marcelo Vera Cruzpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/4162291555771478pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4162291555771478pt_BR
dc.contributor.referee1Diniz, Marcelo Vera Cruzpt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Tereza Kelly Gomespt_BR
dc.contributor.referee2ID3305071338937583pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305071338937583pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Júnior, Antonio Ferreira dapt_BR
dc.contributor.referee3ID3288529999588353pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3288529999588353pt_BR
dc.description.resumoA investigação intitulada A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológica: uma unidade didática para as aulas de espanhol no ensino médio integrado apresenta uma reflexão sobre o ensino de língua espanhola pelo viés da pesquisa no fazer pedagógico docente, na elaboração de uma unidade didática para a educação básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática de ensino para as aulas de língua espanhola tendo como base conceitual a pesquisa como princípio pedagógico a partir da temática do amor no ensino médio integrado. A pesquisa é de natureza qualitativa e aplicada, com revisão bibliográfica e análise documental. A relevância do tema abordado consiste em refletir sobre o lugar da pesquisa no ensino de espanhol enquanto processo metodológico. Como produto educacional, apresentamos uma unidade didática dividida em quatro etapas/encontros com o viés da pesquisa para a formação intelectual a partir da temática do amor, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta unidade didática foi avaliada por professores de espanhol, e, em trabalhos futuros, pode ser aplicada em turmas do ensino médio integrado nos Institutos Federais. Como fundamentação teórica, utilizamos Demo (2011, 2013), Marcuschi (2002, 2011), Silva Júnior (2017), Matos (2014).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
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