Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/334
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Protótipo de um braço robótico pedagógico para a progressão do desenvolvimento de crianças autistas.
metadata.dc.creator: Souza, Camila Silva de
Miranda, Elizabete Oliveira de Souza
Santos Junior, Fábio Cordeiro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Correia Filho, Luís Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Lázaro Edmilson Brito
metadata.dc.contributor.referee1: Correia Filho, Luís Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lázaro Edmilson Brito
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Reginey Azevedo
metadata.dc.contributor.referee4: Carapiá, Dilton Lopes
metadata.dc.description.resumo: O presente projeto busca promover um mecanismo de desenvolvimento para crianças (na faixa etária entre 6 e 12 anos) portadoras do Transtorno do Espectro Autista através da junção do Jogo da Velha com um braço robótico (construído com PLA), o qual irá interagir e jogar o jogo com a criança. Com isso foi necessário pesquisar diferentes tipos de braços robóticos, e escolher o mais apropriado para função, projetar sua estrutura mecânica , assim como definir a estrutura eletro eletrônica do mesmo. Tal projeto baseia-se na pesquisa bibliográfica a respeito dos benefícios que o Jogo da Velha (ou jogos de tabuleiro, em geral) vem trazer ao público alvo desta pesquisa, como a progressão do raciocínio lógico dessas crianças, peça fundamental para o desenvolvimento das demais áreas afetadas pela TEA, como a coordenação motora, e a interação com o mundo externo, atrelado ao braço robótico pedagógico que irá ser o mecanismo de interação com as mesmas, fazendo-as se desenvolver mediante tal mecanismo. Ao final da pesquisa, busca-se chegar na melhor alternativa por meio da robótica para propiciar o desenvolvimento de crianças portadoras de TEA, ademais, foi-se projetado a estrutura eletromecânica do protótipo, para que possa movimentar uma peça, assim servindo de base para programações mais avançadas.
Resumo: The present project seeks to promote a development mechanism for children (aged between 6 and 12 years old) with Autistic Spectrum Disorder by joining the Tic Tac Toe with a robotic arm (built with PLA), which will interact and play the game with the child. With this it was necessary to research different types of robotic arms, and choose the most appropriate for the function, design its mechanical structure, as well as define its electronic structure. This project is based on bibliographic research about the benefits that the Tic Tac Toe game (or board games, in general) can bring to the target audience of this research, such as the progression of logical thinking of these children, a fundamental piece for the development of other areas affected by TEA, such as motor coordination, and the interaction with the outside world, linked to the pedagogical robotic arm that will be the mechanism of interaction with them, making them develop through this mechanism. At the end of the research, the goal is to find the best alternative through robotics to promote the development of children with ASD. Furthermore, the electromechanical structure of the prototype was designed so that it can move a part, thus serving as a basis for more advanced programming.
Palavras-chave: Automação
Robótica
Engenharia de protótipos
Transtornos do espectro autista
Jogos educativos
Educação especial
Crianças com deficiência - Desenvolvimento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Técnico
Citação: SOUZA, Camila Silva de; MIRANDA, Elizabete Oliveira de Souza; SANTOS JUNIOR, Fábio Cordeiro dos. Protótipo de um braço robótico pedagógico para a progressão do desenvolvimento de crianças autistas. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Técnico em Eletromecânica, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/334
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Equipe Camila,Elizabete,Fabio.pdfTCC_Equipe Camila,Elizabete,Fabio_20224.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador