Campus Salvador Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: A educação profissional na rede pública estadual da Bahia após o decreto federal 5.154/2004: avanços e retrocessos
metadata.dc.creator: Jesus, Lilian Alves Moura de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria de Fátima Luz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria de Fátima Luz
metadata.dc.contributor.referee2: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Aline de Oliveira Costa
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho examina as repercussões das políticas públicas para a educação profissional implementadas pelo estado da Bahia a partir da promulgação do Decreto Federal 5.154/2004. Para atingir tal fim é apresentado um breve panorama histórico das políticas para a educação profissional em âmbito federal e estadual; em seguida são realizadas a descrição e classificação, em termos de avanço ou retrocesso, das ações que compuseram tais políticas públicas; e, por fim, são demonstrados os impactos da aprovação do Decreto Federal 5.154/2004 em alguns relevantes indicadores desta modalidade educativa no âmbito do estado da Bahia. Como metodologia de pesquisa foram utilizados os métodos mistos atravessados pela opção teórico-metodológica materialista dialética da história, e como produto educacional foi construído um webfólio, no qual estão presentes arquivos em formatos diversos com os resultados da investigação realizada.
Resumo: This work examines the repercussions of the public policies for technical and vocational education implemented in the State of Bahia since the enactment of the Federal Decree 5.154/2004. In order to achieve this goal, we are presented a brief historical view of the policies for technical and vocational education in both federal and state scope. After constructing this historical view, we presented a list of these public policies with their respective description and classification (advance or setback) according to their impact on technical and vocational education. Finally, we presented the impact of the approval of Federal Decree 5.154/2004 in some relevant education indicators of the State of Bahia. Regarding the research methodology, we used mixed methods under a materialistic and historical dialectic approach. The main contribution of this project is the development of a web portfolio containing research findings.
Palavras-chave: Educação Profissional
Educação profissional na Bahia
Decreto federal 5.154/2004
Políticas públicas educacionais
Technical and vocational education
Technical and vocational education in the State of Bahia
Federal Decree 5.154/2004
Educational public policies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: JESUS, Lilian Alves Moura de. A educação profissional na rede pública estadual da Bahia após o decreto federal 5.154/2004: avanços e retrocessos. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/324
Data do documento: 19-Set-2022
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