Campus Salvador Relatórios técnicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/303
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Canais para a transferência de tecnologia: suporte à tomada de decisão para a transferência de tecnologia no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
metadata.dc.creator: Amorim, Givanildo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, André Luis Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Erica Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, André Luis Rocha de
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Erica Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Angela Machado
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigues, Lívia da Silva Modesto
metadata.dc.contributor.referee5: Cruz, Thayse Santos da
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetivou apresentar os canais de transferência de tecnologia que podem apoiar a tomada de decisão dos gestores do NIT do IFBA para a transferência de tecnologia para o mercado com a finalidade de subsidiar os gestores do Instituto quanto aos canais de transferência de tecnologia que podem ser adotados para viabilizar sua interação com as indústrias e fazer chegar ao mercado a sua produção tecnológica para a inovação. O trabalho é de cunho bibliográfico, com objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Nesse sentido, os principais resultados da pesquisa trazem uma discussão sobre os gargalos que afetam a transferência de tecnologia pelas ICTs. A pesquisa ainda elenca os principais canais que poderão contribuir e melhorar o nível de transferência de tecnologia do IFBA, assim como propõe procedimentos ao referido Núcleo de Inovação para a utilização de canais que deem suporte à tomada de decisão no tocante à transferência de tecnologia de seus inventos. O estudo recomendou a estruturação de um conjunto de canais de TT por parte do IFBA, conforme a natureza e a especificidade da tecnologia, como também a implantação de uma estrutura que dê suporte ao NIT para dialogar com demais unidades organizacionais, de modo a cumprir o propósito de suporte para tomada de decisão dos gestores no processo de transferência de tecnologia.
Resumo: The present research aimed to present technology transfer channels that can support decision-making processes of managers oftheIFBA's NIT for technology transfer to the market in ordertosubsidizethe Institute's managers regarding technology transfer channels that can be adopted to facilitate their interaction with industries and there forebring their technological production for innovation. The workisof a bibliographic nature, with an exploratory objective and a qualitative approach. Hence, hemain result sof the research liftsup a discussion about barriersthataffect technology transfer by ICTs. It lists the main channels that can contributeand improve technology transfer level of the IFBA, as well as proposes procedures to the aforementioned Innovation Center for channels use that support decision making processes regarding technology transferof its inventions. The studyr ecommended set organization of TT channel sbythe IFBA, according to technology’s nature and specificity,as well as structure implementation that supports the NIT to dialogue withother organization alunits, so that it fulfills its purpose of support for decision-making by managers in a technology transferprocess.
Palavras-chave: Canais de transferências de tecnologia
Propriedade intelectual
Institutos federais
Políticas Públicas
Technology transfer channels
Federal institutes
Intellectual property
Public policy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) 
Citação: AMORIM, Givanildo da Silva. Canais para a transferência de tecnologia: suporte à tomada de decisão para a transferência de tecnologia no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Relatório técnico conclusivo (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia) – IFBA, Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/303
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Relatórios técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rel_Tecnico_GIVANILDO DA S AMORIM_Profnit.pdfRelatório Técnico conclusivo1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador