Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/266
metadata.dc.type: Dissertação
Título: ÈTÒ Ẹ̀KỌ́ ÀTI ÒMÌNIRA1 : vivências de estudantes candomblecistas em institutos federais
metadata.dc.creator: Silva, Mateus Melo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Francisco Vanderlei Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Francisco Vanderlei Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Hildonice de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Mariana Fernandes dos
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por objetivo evidenciar as dificuldades encontradas por estudantes praticantes do candomblé nos Institutos Federais Baiano e da Bahia, de forma a possibilitar à comunidade escolar e seus gestores o conhecimento das questões relativas a essa população, bem como a construção de propostas estratégicas para a sua superação no âmbito institucional. A elaboração do documentário como produto desta pesquisa teve como objetivo criar uma ferramenta indutora do processo reflexivo e de mudanças de concepções com relação à guarda religiosa de estudantes filhos e filhas de santo nos Institutos Federais. Neste trabalho, discorro sobre as consequências do processo sócio-histórico do escravismo na subsequente construção do racismo religioso e estrutural pós-abolição no Brasil e sobre suas implicações nas vivências escolares dos(as) estudantes dos Institutos Federais praticantes do candomblé. Este estudo é conduzido pela análise de documentos, legislações e referenciais bibliográficos pertinentes à vida da população negra e, em especial, dos povos de terreiro praticantes de candomblé, bem como do acesso desta população à educação. De cunho metodológico qualitativo, o referido documentário é constituído por entrevistas envolvendo estudantes, professores e gestores envolvidos no processo em diferentes campi do Instituto Federal Baiano e do Instituto Federal da Bahia. Ao longo da pesquisa, foi constatado como o estudante candomblecista sofre consequências do racismo estrutural, do racismo institucional e do racismo religioso durante a sua vivência escolar, incluindo a negação do direito à reposição de aulas, à avaliação, ao processo de construção de mecanismos didático-pedagógicos para minimizar os impactos dos períodos de recolhimento religioso, dentre outros aspectos. Ademais, espera-se que o produto final seja balizador para ações que visem assegurar a este estudante o pleno direito aos processos de ensino e de aprendizagem, garantindo-se o seu direito à educação, à guarda religiosa e à liberdade de culto, conforme preconizado pela legislação vigente.
Resumo: This dissertation has the objective of pointing out the difficulties faced by students practicers of Candomblé in the Federal Institutes of Education Baiano and of Bahia, in order to make it possible for the school community and its managers to know the issues related to this population, as well as the construction of strategic proposals for overcoming them in the institutional scope. The elaboration of the documentary as a product of this research aimed to create a tool to induce the reflective process and changes in conceptions regarding the religious guard of students “filhos de santo” in the Federal Institutes. In this work, I discuss the consequences of the socio-historical process of slavery in the subsequent construction of post-abolition religious and structural racism in Brazil and its implications for the school experiences of students from the Federal Institutes who practice Candomblé. This study is guided by the analysis of documents, legislation and bibliographic references relevant to the life of the black population and, in particular, the people of “terreiros” that practice Candomblé, as well as the access of this population to education. With a qualitative methodological nature, supported by the modality of phenomenology, the aforementioned documentary consists of interviews involving students, professors, pedagogical advisory staff and managers involved in the process on different campuses of the Federal Institute Baiano and the Federal Institute of Bahia. Throughout the research, it was verified how the Candomblecist student suffers consequences of structural racism, institutional racism and religious racism during their school experience, including the denial of the right to replacement of classes, to evaluation, to the process of construction of didactic-pedagogical mechanisms to minimize the impacts of periods of religious recollection, among other aspects. In addition, it is expected that the final product will guide actions aimed at ensuring this student the full right to the teaching and learning processes, guaranteeing their right to education, religious observance and freedom of worship, as recommended by current legislation.
Palavras-chave: Guarda religiosa
Candomblé
Escola
Racismo religioso, institucional e estrutural
Religious guard
School
Religious, institutional and structural racism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SILVA, Mateus Melo da. Ètò ẹ̀ kọ́ àti òmìnira: vivências de estudantes candomblecistas em Institutos Federais. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/266
Data do documento: 30-Set-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus Melo_dissert.pdfDissertação5.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador