Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/265
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de mapas conceituais como ferramenta avaliativa no ensino de química
metadata.dc.creator: Silva, Kuércia Leite da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Diego Fernandes Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Diego Fernandes Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Márcia Rebeca de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Klebson Souza
metadata.dc.description.resumo: O ensino de química pode ser muito interessante e prazeroso quando significado com fenômenos que acontecem em nosso cotidiano, partindo desse pressuposto, este artigo propõe uma forma diferente de avaliar os saberes adquiridos pelo alunado nas aulas dessa disciplina, uma vez que os mesmos reclamam das formas tradicionais de avaliação e complexidade para desenvolverem as atividades, tendo base nas metodologias ativas e contextualização na mediação desses conteúdos, as trocas de informações contribuem na significação da aprendizagem e os mapas conceituais podem ser usados para avaliar esse processo, sendo uma ferramenta que permite uma liberdade maior de expressão, além de evidenciar o que realmente o educando compreende entre o conceito e suas conexões.
Resumo: Chemistry teaching can be very interesting and pleasurable when meaning with phenomena that happen in our daily lives, based on this assumption, this article proposes a different way of evaluating the knowledge acquired by students in the classes of this discipline, since they complain about the different ways traditional evaluation and complexity to develop activities, based on active methodologies and contextualization in the mediation of these contents, the exchange of information contributes to the meaning of learning and concept maps can be used to evaluate this process, being a tool that allows freedom expression, in addition to highlighting what the student really understands between the concept and its connections.
Palavras-chave: Ensino de química
Mapas conceituais em química
Avaliação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pós Graduação
Citação: SILVA, Kuércia Leite. O uso de mapas conceituais como ferramenta avaliativa no ensino de Química. Especialização (Especialização em educação e suas tecnologias) – Instituto Federal da Bahia, Valença, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/265
Data do documento: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Kuércia Leite-versão final corrigida. 2022.pdfTCC997.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador