Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/229
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DMITRI: solução computacional para seleção do livro didático de química
metadata.dc.creator: Santana, Matheus Victor Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Marcio Luis Valença
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Adriana Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Marcio Luis Valença
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Adriana Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Herbert Monteiro
metadata.dc.contributor.referee4: Mendes,Thiago Souto
metadata.dc.description.resumo: O Livro Didático (LD) é um instrumento utilizado por professores do Ensino Médio. O LD participa do processo de aprendizado como um guia que orienta o trabalho do docente e estimula a adoção de práticas pedagógicas. Após a triagem do Ministério da Educação (MEC), a seleção do LD segue critérios particulares de cada docente, levando em consideração suas experiências. O objetivo deste trabalho foi identificar tais critérios utilizados pelos docentes da área de Química, e que os auxiliam na seleção do livro didático em instituições públicas de ensino. Além de identificar os critérios, também faz parte do objetivo a automatização do processo de seleção do LD de Química, hoje manual, nas instituições públicas de ensino, a partir da construção de um software. Os resultados apontaram que os critérios identificados podem eleger o LD, e que a solução computacional desenvolvida, a partir dos critérios identificados, é capaz de eleger livros automaticamente para os professores de Química no Ensino Médio. Por fim, espera-se como trabalho futuro, aplicar este software desenvolvido em outras áreas do conhecimento.
Resumo: The Textbook (DL) is an instrument used by high school teachers. The LD participates in the learning process as a guide that guides the teacher's work and encourages the adoption of pedagogical practices. After screening by the Ministry of Education (MEC), the selection of the textbook follows the particular criteria of each teacher, taking into account their experiences. The objective of this work was to identify such criteria used by professors in the Chemistry area, which help them in the selection of textbooks in public educational institutions. In addition to identifying the criteria, the objective is also to automate the selection process of the Chemistry textbook, now manual, in public educational institutions, based on the construction of software. The results showed that the identified criteria can elect the textbook, and that the computational solution developed, based on the identified criteria, is capable of automatically electing books for high school chemistry teachers. Finally, it is expected as future work, apply this developed software in other areas of knowledge.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Software educacional
Livros didáticos - Seleção
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Técnico
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/229
Data do documento: 19-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MatheusVictor.pdfTCC Matheus Victor Santana2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador