Repositorio - IFBA Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/221
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento e avaliação do jogo digital QUIMIF para o ensino da tabela periódica nas aulas de química.
metadata.dc.creator: Araújo, Felipe Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Adriana Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Leite Junior, Jorge Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Leandro da Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Araújo, Marcio Luis Valença
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho sobre o desenvolvimento e a aplicação de jogo digital em química, e tem como objetivo auxiliar os professores através de materiais alternativos para o ensino aproximar os alunos das ciências e promover maior aprendizagem. É apresentado o jogo educativo QUIMIF que tem como finalidade apresentar aos jogadores (os alunos) informações sobre os elementos da tabela periódica e suas aplicabilidades no cotidiano da química. Além disso, também será abordada a importância dos jogos nos ambientes educacionais, em especial nas aulas de Química; todo processo de construção do QUIMIF; a avaliação da proposta e a importância dos conhecimentos adquiridos durante o curso Técnico em Informática para a construção desse trabalho. O processo de verificação da aprendizagem foi feita através de testes de sondagem com duas turmas teste, que verificaram o jogo, e duas turmas controle. Foi realizada, em todas as turmas, a aplicação de um bloco de perguntas do assunto trabalhado no jogo com o intuito de diagnosticar os conhecimentos das turmas sobre o assunto. Foram calculadas as médias das turmas para verificação do processo de aprendizagem. Este trabalho foi realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Amaro. As médias das turmas teste foram maiores que as das turmas controle, nos fazendo concluir que ocorreu uma aprendizagem significativa do tema abordado através do jogo.
Resumo: This work on the development and application of a digital game in chemistry, and aims to help teachers through alternative materials for teaching aimed at students of science and greater learning. The educational game QUIMIF is presented, which aims to present players (students) with information about the elements of the periodic table and their applicability in everyday chemistry. In addition, the importance of games in educational environments will also be addressed, especially in Chemistry classes; the entire QUIMIF construction process; an evaluation of the proposal and importance of the knowledge acquired during the Technician course in Informatics for the construction of this work. The learning verification process was carried out through probing tests with two test groups, which verify the game, and two control groups. It was carried out, in all classes, the application of a block of questions of the subject worked game with the purpose of diagnosis as in the knowledge of the classes on the subject. They were studied as class averages to verify the learning process. This work was carried out at the Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Amaro. The averages were higher than the control groups, making it happen that there was a significant learning of the test groups with an emphasis on the game.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Programa-ção (Computadores)
Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Aprendizagem
Tabela periódica dos elementos químicos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Técnico
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/221
Data do documento: 31-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL_FelipeAraujo_Info.pdfTCC Final_Felipe Barbosa Araújo2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.