Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Felipe Barbosa-
dc.date.accessioned2022-09-12T13:46:24Z-
dc.date.available2022-09-09-
dc.date.available2022-09-12T13:46:24Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/221-
dc.description.abstractThis work on the development and application of a digital game in chemistry, and aims to help teachers through alternative materials for teaching aimed at students of science and greater learning. The educational game QUIMIF is presented, which aims to present players (students) with information about the elements of the periodic table and their applicability in everyday chemistry. In addition, the importance of games in educational environments will also be addressed, especially in Chemistry classes; the entire QUIMIF construction process; an evaluation of the proposal and importance of the knowledge acquired during the Technician course in Informatics for the construction of this work. The learning verification process was carried out through probing tests with two test groups, which verify the game, and two control groups. It was carried out, in all classes, the application of a block of questions of the subject worked game with the purpose of diagnosis as in the knowledge of the classes on the subject. They were studied as class averages to verify the learning process. This work was carried out at the Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Amaro. The averages were higher than the control groups, making it happen that there was a significant learning of the test groups with an emphasis on the game.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectPrograma-ção (Computadores)pt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTabela periódica dos elementos químicospt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação do jogo digital QUIMIF para o ensino da tabela periódica nas aulas de química.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2732080196091798pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Vieira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9590489825751662pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Vieira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9590489825751662pt_BR
dc.contributor.referee2Leite Junior, Jorge Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1189406823340515pt_BR
dc.contributor.referee3Miranda, Leandro da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9070918043866335pt_BR
dc.contributor.referee4Araújo, Marcio Luis Valença-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0777733127275321pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho sobre o desenvolvimento e a aplicação de jogo digital em química, e tem como objetivo auxiliar os professores através de materiais alternativos para o ensino aproximar os alunos das ciências e promover maior aprendizagem. É apresentado o jogo educativo QUIMIF que tem como finalidade apresentar aos jogadores (os alunos) informações sobre os elementos da tabela periódica e suas aplicabilidades no cotidiano da química. Além disso, também será abordada a importância dos jogos nos ambientes educacionais, em especial nas aulas de Química; todo processo de construção do QUIMIF; a avaliação da proposta e a importância dos conhecimentos adquiridos durante o curso Técnico em Informática para a construção desse trabalho. O processo de verificação da aprendizagem foi feita através de testes de sondagem com duas turmas teste, que verificaram o jogo, e duas turmas controle. Foi realizada, em todas as turmas, a aplicação de um bloco de perguntas do assunto trabalhado no jogo com o intuito de diagnosticar os conhecimentos das turmas sobre o assunto. Foram calculadas as médias das turmas para verificação do processo de aprendizagem. Este trabalho foi realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Amaro. As médias das turmas teste foram maiores que as das turmas controle, nos fazendo concluir que ocorreu uma aprendizagem significativa do tema abordado através do jogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL_FelipeAraujo_Info.pdfTCC Final_Felipe Barbosa Araújo2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador