Campus Seabra Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Aline de Novais-
dc.date.accessioned2022-09-09T18:38:46Z-
dc.date.available2022-09-09-
dc.date.available2022-09-09T18:38:46Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/214-
dc.description.abstractThe presence of girls and women in computer courses is still lower than of men, when compared. In this way, the objective of this research is to trace, through the Knowledge Discovery Process in Database and Data Mining, an analysis of female participation in technical courses in the field of Computing, offered by the Federal Institute of Bahia, with a focus on the Seabra campus. The research was developed in 5 stages that included the following actions: bibliographic survey, survey of data from the Unified Public Administration System, application of the form “Women in Computing in the IFBA network”, Data Mining with the Weka software, and analysis of the results obtained. These results indicate that the girls, for the most part: entered the area due to the influence of family and friends, and not because of affinity; they claim to have already felt insecure and discouraged at some point during the course, thinking of abandoning it; recognize the existence of gender disparity in their school environment, pointing this as one of the factors responsible for the discouragement experienced; think that having women as teachers in this area has a positive influence on the teaching-learning process. In addition, it was found that at the Seabra Campus – scenario that sets the focus of this research -, girls are the majority among those entering Computer courses, but they are also the majority among students who drop out of these courses. It is necessary to reflect, however, how the gender inequalities that persist in this context are configured, so that strategies that ensure the participation and continuation of the female public in this area are developed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMineração de dados; Mulheres; Computação. Curso técnico; Instituto Federal da Bahiapt_BR
dc.titleUso da Mineração de dados para análise da presença feminina nos cursos técnicos da computação do IFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Luanna Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940908640876788pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Renata Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3451446992839104pt_BR
dc.description.resumoA presença das meninas e mulheres em cursos da área da Computação ainda é inferior à masculina, quando comparadas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é traçar, por meio do Processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados e da Mineração de Dados, uma análise da participação feminina nos cursos técnicos da área da Computação, ofertados pelo Instituto Federal da Bahia, com enfoque no Campus Seabra. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas que compreenderam as seguintes ações: levantamento bibliográfico; levantamento de dados do Sistema Unificado de Administração Pública; aplicação do formulário “Mulheres na área da Computação na rede IFBA”; Mineração de Dados com o software Weka; e análise dos resultados obtidos. Os resultados mostraram que as estudantes, em sua maioria: ingressaram na área por influência de familiares e amigos, e não por afinidade; já se sentiram inseguras e desestimuladas em algum momento do curso, pensando em abandoná-lo; reconhecem a existência da disparidade de gênero em seu ambiente escolar, apontando esse como um dos fatores responsáveis pelo desestímulo vivenciado; consideram que ter mulheres como docentes nessa área tem uma influência positiva no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi constatado que no Campus Seabra – cenário que configura o foco desta pesquisa –, as meninas são maioria dentre os ingressantes nos cursos da Computação, mas também são maioria dentre os discentes que evadem nesses cursos. Assim, concluímos que as mulheres e meninas têm uma presença representativa nos cursos técnicos da Computação ofertados pelo IFBA, ainda que essa área seja predominantemente masculina. É preciso refletir, entretanto, de que maneira as desigualdades de gênero que perduram nesse âmbito se configuram, a fim de que estratégias que assegurem a participação e a continuação do público feminino nessa área sejam desenvolvidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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