Repositorio - IFBA Campus Salvador Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/183
metadata.dc.type: Dissertação
Título: O PDI do Instituto Federal Baiano (2015-2019) e as bases conceituais da EPT: uma articulação em prol de um ensino profissional e tecnológico de qualidade
metadata.dc.creator: Campos, Adriana Maria de Almeida Maia
metadata.dc.contributor.advisor1: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Tereza Kelly Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria de Fatima Luz
metadata.dc.contributor.referee3: Trocoli, Rafael Oliva
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste trabalho é investigar de que modo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica (EPT) estão contempladas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Baiano (IF BAIANO) 2015-2019. A metodologia de pesquisa é uma combinação de estudo de caso, revisão bibliográfica e análise documental, amparada por princípios da bricolagem. A relevância deste estudo está em articular gestão e ensino, trazendo à reflexão a importância de que o planejamento da Instituição seja pautado por diretrizes que elevem o ensino a um patamar de omnilateralidade, integração e politecnia. O produto educacional fruto desta pesquisa será um workshop em ambiente virtual com servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, setor que lida diretamente com a elaboração, implementação e acompanhamento do referido Plano no IF BAIANO.
Resumo: The proposal is to investigate how the conceptual bases of professional and technological education (PTE) are contemplated in the Institutional Development Plan (IDP) of the Instituto Federal Baiano (IF BAIANO) 2015-2019. The research methodology is a combination of case study, bibliographic review and document analysis, supported by principles of bricolage. The relevance of this study is to articulate management and education, reflecting on the importance of the Institution's planning being guided by guidelines that raise teaching to a level of omnilaterality, integration and polytechnic. The educational product resulting from this research will be a workshop in a virtual environment with servers from the Dean of Institutional Development, a sector that deals directly with the preparation, implementation and monitoring of the referred Plan at IF BAIANO.
Palavras-chave: Institutos Federais
Plano de desenvolvimento institucional
Bases conceituais da educação profissional e Tecnológica
EPT
Federal Institutes
Institutional development plan
Conceptual bases of professional and technological education
PTE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: CAMPOS, Adriana Maria de Almeida Maia. O PDI do Instituto Federal Baiano (2015-2019) e as bases conceituais da EPT: uma articulação em prol de um ensino profissional e tecnológico de qualidade. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/183
Data do documento: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Adriana Maria de Almeida Maia Campos _ versão final.pdfDissertação14.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons