Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Danilo Rafael Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T13:34:07Z | - |
dc.date.available | 2023-08-02 | - |
dc.date.available | 2025-09-26T13:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/900 | - |
dc.description.abstract | The present study discusses the contributions of PIBID to the initial training of the undergraduate student in Chemistry, based on the author's experiences in the program, during his training for the Degree in Chemistry at the IFBA campus Vitória da Conquista. The importance of talking about the subject is directly linked to the fact that PIBID is essential to combat evasion in the institute's course, having been present for almost a decade and contributing to the training of many professionals since then. Based on the analysis of the reports produced by the author during the eighteen months he participated in the program, we sought to report the experience, highlighting the perceptions of the author himself, about the skills and teaching characteristics obtained during the period. For this, we also analyzed publications on the subject, to verify the view of other authors on the importance of PIBID for the formation of teachers of Chemistry and other areas. Given the discussions, the report was produced, highlighting the professional evolution during the program, and the processes that contributed to the construction of the teaching identity. We realize that the study contributes to the discussions about the development of Chemistry Teaching, analyzing the results obtained in the experience by PIBID, highlighting the importance of the training of teachers in different areas, and thus generating contributions to the scientific and educational community | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.title | As contribuições do PIBID para a formação inicial do licenciado em Química: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0008-8186-7621 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9921392764252809 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Alessandro Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1294754057255169 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, Alessandro Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1294754057255169 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Wdson Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1946225445060734 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva Júnior, Ademir de Jesus | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597388704670718 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo disserta sobre as contribuições do PIBID para a formação inicial do licenciado em Química, a partir das experiências de atuação do autor no programa, durante a sua formação no curso de Licenciatura em Química do IFBA campus Vitória da Conquista. A importância em se falar sobre o tema está diretamente ligada ao fato de que o PIBID é essencial para o combate à evasão no curso do Instituto, estando presente a quase uma década e contribuindo para a formação de muitos profissionais desde então. Com isso buscou-se, a partir da análise dos relatórios produzidos pelo autor durante os dezoito meses que participou no programa, relatar a experiência dando destaque às percepções do próprio, no que se refere às habilidades e características docentes obtidas durante o período. Para isto, analisamos também publicações acerca do tema, para verificar o olhar de outros autores sobre a importância do PIBID para a formação de professores de Química e de outras áreas. Diante das discussões produziu-se o relato, destacando a evolução profissional durante o programa, e os processos que contribuíram para a construção da identidade docente. Percebemos que o estudo colabora para as discussões acerca do desenvolvimento do Ensino de Química, analisando os resultados obtidos na experiência pelo PIBID, dando destaque a importância para a formação de professores de diversas áreas, e assim gera contribuições para a comunidade científica e educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ensino Superior/Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC___Danilo_Rafael___Versao_final_completo.pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador